Homenagem a Luiz Alves

Postado por: André Palma Ribeiro

No jogo entre ASA e Avaí, na sexta-feira (8), pela 34ª rodada da Série B, o Leão prosseguirá com suas homenagens aos municípios catarinenses. No dia do jogo, os goleiros avaianos estarão usando uma camisa em homenagem a cidade de Luiz Alves.

O município se encontra a aproximadamente 130 km de distância da Capital e pertence à região do Vale do Itajaí. Luiz Alves conta com uma população de aproximadamente 10.400 habitantes, segundo censo do IBGE de 2010. Esse ano, no dia 18 de julho a cidade completou 55 anos.

Histórico de Luiz Alves 

Em novembro de 1877, a colônia “Luiz Alves” tem iniciado o seu povoamento. Os italianos foram os pioneiros na colonização de Luís Alves e logo após foram seguidos pelos alemães, austríacos e portugueses. Em 29 de novembro de 1877 chegava a primeira remessa de colonos eram 79 colonos. A segunda remessa chegou em 10 de dezembro de 1877 e a terceira remessa chegou dia 30 de dezembro de 1877.

Eram esses colonos italianos e austríacos, que ocuparam os primeiros 52 lotes, sendo 28 lotes às margens do Rio Luiz Alves e 24 lotes às margens do Braço do Norte. Já os alemães que chegaram ocuparam 11 lotes às margens do ribeirão Máximo, enquanto os colonos nacionais tiveram 30 lotes, às margens dos ribeirões Serafim e Braço Seco.

E por último os portugueses ocuparam lotes cedidos a eles às margens do Rio do Peixe. O diretor da colônia, era Júlio Grothe, administrou-a muito mal e foi demitido. Grothe então foi substituído pelo engenheiro Pedro Luiz Taulois, a 13 de setembro de 1878, esse por sua vez exerceu a função até emancipação política de Luiz Alves.

A colônia de Luiz Alves teve também, vida acidentada, registrando-se vários motins entre os colonos, obrigando o emprego e a permanência da força policial para manter a ordem perturbada com relativa freqüência. Tal situação motivou o seu lento progresso até que, em 1890 o Governo da Província de Santa Catarina viu-se na contingência de lhe retirar os favores coloniais, extinguindo a colônia Luiz Alves.

Em 1893, a companhia Torrens estabeleceu 83 colonos em área medida em Luiz Alves, seguindo–se nos dois anos seguintes mais 84, aproveitando assim 167 dos 475 lotes demarcados. Após os interesses da colônia terem sido dirigidos por Brusque e mais tarde por Blumenau, ela foi completamente esquecida pouco que se fazia pela colônia Luiz Alves. Então ela passou a ser Distrito do município de Itajaí por decreto de 10 de janeiro de 1903, Luiz Alves de 1903 até 1958 foi Distrito de Itajaí. Até em 1958, eleva-se a categoria de município pela lei Nº. 348 de 21 de junho.

Aspectos Econômicos

A principal atividade econômica em Luís Alves é a agricultura, representando 70% na produção do meio rural e 50% do movimento econômico. A bananicultura faz do município o segundo maior produtor de bananas do Estado de Santa Catarina, sendo o nível tecnológico adotado considerado o mais avançado desta produção.

Festa Nacional da Cachaça

Em Julho de 1984, mês de aniversário do município, no mandato do prefeito José Simão, um grupo corajoso resolveu promover a I Festa Nacional da Cachaça (I FENACA), para a realização da festa todos se ajudaram como podiam, o governo do estado não mediram esforços para colaborar.

Chegou à semana da festa, estavam todos retocando os últimos detalhes. Sexta – feira dia da abertura da festa, amanheceu chovendo e fazendo muito frio, todos que estavam à frente da organização da festa estavam desanimados, pois, pensavam que a festa ia ser um fracasso devido ao tempo ruim. Mas, para a alegria de todos de tarde o sol apareceu.

O governador da época Esperidião Amin abriu a festa e todos os visitantes ficaram admirados com a organização e programação da festa. Foram 3 dias de festa, passaram aproximadamente 25 mil pessoas catarinenses, de outros estados e até mesmo algumas pessoas estrangeiras, todos prometendo voltar no ano seguinte.

A festa foi um sucesso tão grande e fez com que Luís Alves ficasse sendo conhecido nacionalmente. Até hoje a FENACA é comemorada, geralmente em datas próximas ao dia 18 de julho aniversário de Luís Alves, na qual continua atraindo milhares de pessoas ao pequeno município de Luís Alves!

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Série B 2024: Serviço de jogo para Avaí x CRB-AL

Na Ressacada com a Raça toda! Nesta terça-feira (14/05), o Time da Raça tem um encontro marcado com a Nação

12/05/2024

Série B: Números na história de Avaí x CRB-AL

Na história: De acordo com o pesquisador e historiador oficial do Avaí Futebol Clube, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e CRB-AL

12/05/2024