O Curso Fifa 11+ (Nível 1) foi realizado pela primeira vez em Santa Catarina e o palco foi o Estádio da Ressacada. Neste domingo, dia 19 de julho, preparadores físicos, fisioterapeutas e médicos esportivos tiveram a oportunidade de participar do programa completo de aquecimento para previnir lesões no futebol.
O curso teve duas etapas. A primeira, parte teórica, ocorreu pela manhã no auditório da Ressacada com a participação do médico do clube, Luis Fernando Funchal. A segunda, de ordem prática, foi executada no gramado da Ressacada.
Mais sobre o Fifa 11+
O curso consiste em exercícios com estabilização central, equilíbrio e controle neuromuscular, treinamento excêntrico, pliometria e agilidade que se realizados corretamente, proporcionam uma proteção geral contra as contusões.
Há estudos de investigação clínica de envergadura que indicam claramente que a execução conseqüente do FIFA 11+ pode levar à uma redução de 30 a 50% das lesões quando adotado, juntamente com os valores do fair-play, permitem a proteção dos jogadores contribuindo para o espetáculo e a diversão de todos.
Um estudo recente (2014) avaliou a eficácia do programa FIFA 11+ na prevenção de lesões durante uma temporada de uma liga inglesa de futebol. Os resultados mostraram uma redução significativa da incidência de lesões entre o grupo que foi submetido ao programa e o grupo controle que fora submetido à um aquecimento tradicional, com uma diferença de 41 a 48% ao final de uma temporada.
Vários clubes de futebol do Brasil utilizam esse programa em seus treinamentos, desde categorias as base aos times profissionais. Desde 2009, o Programa FIFA 11+ tem sido apresentado em numerosos congressos de medicina esportiva, seminários para treinadores, preparadores/educadores físicos, fisioterapeutas e faculdades organizados em todo o mundo.
O F-MARC trabalha diretamente em parceria com Associações Membras e de Desenvolvimento da FIFA, de forma que o FIFA 11+ se converta em parte de material didático dos cursos oficiais de treinamento da FIFA.
No Brasil a implementação do 11+ é recente e está sendo desenvolvido com a parceria entre a Comissão Nacional de Médicos do Futebol da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) juntamente com dois Centros Médicos de Excelência da FIFA, que são: USP/UNIFESP de São Paulo -SP e o HOME de Brasília – DF.
O objetivo é difundir em todo o Brasil de forma organizada e sistematizada, respeitando as rigorosas exigências tanto da FIFA quanto da CBF.