No último final de semana, mais duas etapas foram realizadas na Vuelta Ciclista del Uruguay. No sábado, os ciclistas percorreram 171km entre Minas e Rocha. Muitos momentos de emoção marcaram o dia, com destaque especial para o atleta Gilberto Veiga de Gois, da equipe AVAÍ / FME Florianópolis / APGF.
O ciclista Diego González (C.C. Cerro Largo) conquistou o Prêmio Cima. A forte subida fez o pelotão se dividir em vários grupos, que voltaram a se juntar no decorrer da prova.
Pouco depois, um acidente envolvendo três atletas gerou comoção no restante dos competidores. Todos os ciclistas decidiram por parar a prova por alguns minutos e aguardar os procedimentos de emergência, um incrível gesto de solidariedade que não deixou dúvidas quanto ao legítimo espírito esportivo da competição.
O restante da etapa foi em um percurso praticamente plano, favorecendo os sprinters. O atleta avaiano Gilberto Veiga de Gois ganhou grande destaque ao atacar sozinho, logo sendo acompanhado por mais quatro ciclistas e abrindo mais de três minutos à frente do restante dos atletas, forçando as equipes a trabalharem muito para acompanhar e neutralizar a fuga.
No sprint de chegada muita emocionante. O vencedor foi Francisco Chamorro (Funvic Cycling), que cruzou a linha com 3h56m10s, seguido de mais 53 atletas que ficaram com o mesmo tempo final na etapa. Neste grupo estavam nossos atletas Edson Resende e Matias Médici.
No domingo (29), foi realizada a 3ª etapa, com um percurso de 127km entre Aiguá e Treinta-y-Tres.
Mais uma vez a prova foi definida no sprint final após.
Eduardo Pini e Matias Medici trabalharam na frente do pelotão junto com a equipe DataRo para alcançar e neutralizar a principal fuga do dia.
A vitória ficou com Francisco Chamorro, da equipe brasileira Funvic Soul Cycling, após um sprint disputadíssimo na chegada em Treinta y Tres, onde o público lotou a praça central da cidade para prestigiar o final da etapa.
Os atletas da equipe AVAÍ / FME Florianópolis / APGF chegaram junto ao grupo principal, ficando com o mesmo tempo do vencedor deste dia.
A liderança geral da prova continua com William Chiarello, da DataRo Ciclismo. Matias Medici está em 21º, 1m24s atrás do líder, e Gilberto Gois está em 5º na classificação dos sprinters.
A 4ª etapa será nesta segunda-feira (30). Serão 106km com início e fim em Tacuarembó, na região norte do país. A 72ª Vuelta Ciclista del Uruguay terá 10 etapas e vai até este próximo domingo, com a chegada em Montevideo.
Para esta competição a equipe Avaí F.C./FME Florianópolis/APGF conta com os atletas Matias Medici, Gilberto de Veiga Gois, Everson de Assis Camilo, Edson Luiz de Resende e Eduardo Pini, sob a direção do ténico Diones Chinelatto e com o apoio da equipe técnica formada por: Francisco ‘Chicão’ Severiano (dirigente), Matheus Valter da Silva (mecânico) e Vinícius Leyser da Rosa (repórter).
A equipe Avaí F.C./FME Florianópolis/APGF conta com os seguintes patrocinadores: Prefeitura Municipal de Florianópolis, WOA, ORBEA, OAKLEY, FTH.