Na história – De acordo com o pesquisador e historiador oficial do Avaí Futebol Clube, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e Joinville se enfrentaram 208 vezes na história. O retrospecto aponta 67 vitórias do Leão da Ilha, 55 empates e 86 vitórias da equipe do Norte Catarinense. O Avaí fez 222 gols e o Joinville 272 gols.
Primeiro jogo – A primeira partida entre Avaí e Joinville aconteceu no dia 2 de maio de 1976, em um jogo pelo Catarinense, em Joinville. Empate em 1 a 1. O gol avaiano foi anotado por Lourival.
Último confronto – Foi em 5 de março de 2023, em disputa válida pela 10ª rodada do Campeonato Catarinense Fort Atacadista 2023. Vitória do Joinville, por 3 a 0, com gols de Roberson, Gabriel Ferreira e André Macena. A bola rolou às 17 horas, na Arena Joinville, em Joinville, norte do estado de Santa Catarina. Esteve no apito o árbitro Ramon Abatti Abel-FIFA, auxiliado por Thiaggo Americano Labes-CBF e por Éder Alexandre-CBF. Quarto árbitro Franciel dos Santos Martins-FCF. Analista de desempenho Eberval Lodett. Delegado Laudir Zermiani.
Artilheiros – Jacaré, – que hoje integra a coordenação das categorias de base do Avaí -, é o maior artilheiro da história do confronto, com 14 gols. Seguido por Nardela, do Joinville, com 13 gols.
Próximo confronto – Será em 12 de outubro de 2023, em disputa válida pela 6ª rodada da Copa SC 2023. A bola vai rolar às 19h30, no estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva (Ressacada), em Florianópolis. Estará no apito o árbitro Rodrigo D`alonso Ferreira-CBF, auxiliado por assistente 1 Thiaggo Americano Labes-CBF e por assistente 2 Bruno Muller-CBF. Quarto árbitro Adriano Roberto de Souza-FCF. Analista de desempenho Alcides Zawaski Pazetto. Delegado Manoel de Paula Machado.
Obs.: Esta partida foi adiada do dia 09, para o dia 12 de outubro, devido às fortes chuvas em Santa Catarina.