Homenagem a Anchieta

Postado por: André Palma Ribeiro

A homenagem do Avaí para o jogo desta quinta-feira (13), diante do Brusque, na Ressacada, será para o município de Anchieta que fica na região Oeste de Santa Catarina. Os goleiros avaianos estarão em campo vestidos com símbolos da cidade na camisa. Anchieta que está localizada a 745 km de Florianópolis e tem aproximadamente 7 mil habitantes.

A história de Anchieta

Anchieta no Oeste de Santa Catarina, como a maioria das cidades ali localizadas, teve seu surgimento que o planejamento urbano permitiu. A empresa que planejou a construção da cidade foi a empresa “Pinho e Terras Ltda.”. Com ela teve início a exploração da região em 1950.

A primeira família que tem se estabelecido no município foi a de Vitório Picolli, com o seu casal e mais 10 descendentes. A ocorrência desse fato foi no dia 20 de setembro de 1953. Outras primeiras famílias que chegaram foram a de Júlio Daltoé, Ângelo Cescon, Valdemiro Balestrin, Antonio Moscon, família Lazzarotto e outras.

O senhor Olímpio Dal Magro (que morava em São Miguel do Oeste) era responsável pelo gerenciamento na região, dos assuntos que interessavam à própria colonizadora, na qual se juntavam outros pioneiros e dois padres. A chegada de Olímpio Dal Magro ao lugar que é hoje a capital do município foi feita à custa de abertura do prolongamento de picada com o auxílio de instrumentos agrícolas como a foice e o facão. Na localidade denominada “Prateleira”, a missa foi celebrada pelos sacerdotes em homenagem ao padre José de Anchieta, daí surgiu a ideia que os religiosos tinham do nome do município.

Anchieta se desenvolveu rapidamente. Numa dezena de anos o então distrito foi elevado à categoria de município, por força da Lei nº 876, de 29 de março de 1963, desmembrando-se de Guaraciaba, tendo sido instalada no dia 10 de abril de 1963.

O Governo de Santa Catarina nomeou David Perin como seu primeiro prefeito. Elegeu-se o senhor Orestes Gheller como primeiro prefeito.

O município possui grande potêncial turístico, principalmente em esportes de aventura, com cerca de 40 cachoeira em todo município destacam-se na prática de canionismo o Cânio do Lado, Canion da Jaboticabeira de Cachoeiras no Rio Araçá.

Outra atividade em destaque no município é o voo livre, na cidade fica o Morro do Sol, local onde são realizados voos de parapente, atraindo turistas ao município.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Complexo da Ressacada recebe 12ª Copa Floripa 2025

Competição acontece todos os anos no mês de dezembro, em Florianópolis-SC. Vai começar a Copa Floripa Brasil 2025, uma das

12/12/2025

Wallison, lateral direito, chega ao Avaí para a temporada 2026

O Avaí Futebol Clube anuncia a contratação do lateral direito Wallison Nunes Silva. Wallison, como é conhecido no mundo da

12/12/2025