É com pesar que o Avaí Futebol Clube lamenta a morte do ex-zagueiro Hilderaldo Luíz Bellini, capitão da Seleção Brasileira na conquista da Copa do Mundo de 1958. Ele morreu nesta quinta-feira (20) aos 83 anos. Bellini, que marcou época no Vasco, foi campeão também em 1962, quando era reserva.
Há mais de 10 anos, ele sofria do Mal de Azheimer. Problemas cardíacos lhe mantinham internado em um hospital de São Paulo até o falecimento na tarde desta quinta-feira.
Em março de 2011, Bellini foi homenageado pelo clube eternizando seus pés na Calçada da Fama da Ressacada. O diretor de Planejamento Enio Gomes foi até São Paulo para a execução do processo de modelagem dos pés do capitão. O material de argila segue no Memorial de Atletas da Ressacada.
Veja mais aqui: http://glo.bo/OEgInm
Bellini chegou à Seleção por conta do destaque no Vasco, onde chegou em 1952 após início no pequeno Itapirense, de sua cidade-natal, Itapira, no interior paulista, e passagem pela Sanjoanense. Defendeu também o São Paulo e o Atlético-PR, onde encerrou a carreira em 1969.
O ex-zagueiro da Seleção participou do primeiro jogo da história entre Avaí e Vasco, no estádio Adolfo Konder, em Florianópolis, em 12 de abril de 1952. O amistoso foi vencido pelo time carioca por 2 a 1. Abaixo, a ficha técnica da partida:
12/04/1952 – Avaí 1 x 2 Vasco da Gama
Local: Estádio Dr. Adolfo Konder
AVAÍ (1) – Adolfinho; Beneval e Danda; Waldir, Jair e Gastão; Testinho, Patrocínio (Moraci), Saulzinho (Patrocínio), Niltinho (Nizeta) (Américo) e Hans (Saulzinho). Técnico: Antônio Jorge Salum
VASCO (2) – Barbosa (Ernani); Bellini e Wilson; Aldemar, Danilo e Jorge; Noca, Alvinho (Vivinho), Amorim, Jansen (Vavá) e Djair (Jansen). Técnico: Flávio Costa
Árbitro: Newton Monguilhot
Renda: Cr$ 60 mil.
(Fonte: Jornal O Estado, 13/04/1952.)