Homenagem a Jardinópolis

Postado por: André Palma Ribeiro

O Avaí homenageia na próxima sexta-feira, diante do América-MG, em Belo Horizonte, o município de Jardinópolis. A cidade, localizada no Oeste de Santa Catarinense, estará estampada na camisa dos goleiros avaianos. Jardinópolis tem cerca de 2 mil habitantes e a aproximadamente 72 Km da cidade de Chapecó e 605 Km da Capital Florianópolis. O município conta com uma economia derivada da agricultura familiar e indústrias de cadeira, madeireira, móveis e jeans.

Fazem divisa com Jardinópolis os seguintes municípios: Formosa do Sul, Irati, Quilombo, Sul Brasil e União do Oeste. Jardinópolis pertence à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Quilombo.

O destaque é para o modo de vida da população, com uma dinâmica interiorana, mantendo aspectos da colonização italiana, cabocla, alemã e polonesa. Um dos versos do hino do município diz “Povo acolhedor, que a história…”, a acolhida e o jeito simples são duas características expressivas dos moradores de Jardinópolis.

Referente ao aspecto geográfico, uma das características é os relevos. No território do município percorrem três rios: Pesqueiro e Rio Azul. O Rio Santo Antônio do Pinhal tem um diferencial, tem nascente na Comunidade de Lajeado São Pedro.

Esse pequeno município catarinense tem na acolhida uma das principais referências. Busca manter-se no desenvolvimento, o foco é a qualidade de vida à população que escolheu morar em Jardinópolis.

O processo histórico-político de Jardinópolis se iniciou com a vinda dos primeiros colonizadores, no ano de 1948. A partir desta data, o local que era habitado, esporadicamente, por índios das tribos Tupi Guarani e Kaigangs, passou a receber pessoas dispostas a transformar a região em uma Vila. A intenção dos migrantes passou a ser realizada com a nomeação do local de Vila Jardim e a construção de uma capela e um pavilhão.

Alguns anos se passaram e a Vila Jardim, seria intitulada de Jardinópolis, que se tornou 3º Distrito de Coronel Freitas, no ano de 1965. Época na qual foi desmembrado do 2º Distrito, que era a comunidade de Cairú, atual município de Águas Frias. A idéia de substituir o nome de Vila Jardim por Jardinópolis foi do colonizador chamado Generino Ferrari.

Os anos em que Jardinópolis foi Distrito, a população sofreu com a ausência do Estado. O atendimento nas áreas de saúde, agricultura, infra-estrutura, educação era precário. Ficar doente era um problema gravíssimo, pois não havia Centro de Saúde e nem condução para levar até um centro médico os doentes. Ressalta-se que as estradas, existentes naquela época, eram precárias e de difícil acesso.

Para a população, a situação começou a mudar, no dia 20 de março de 1992, quando, pela lei Nº 8.546, criou-se o município de Jardinópolis, sendo que a instalação oficial aconteceu no início de 1993. Com a Emancipação Político-Administrativo, os munícipes foram beneficiados com a melhora dos atendimentos em todas as áreas. Atualmente, o município vive um tempo de prosperidade, desenvolvimento e melhoria na qualidade de vida da população.

camisa jardinópolis

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Comunicado – Tiago Pagnussat

O Avaí Futebol Clube comunica que o atleta Tiago Pagnussat optou em acertar sua transferência para o Vila Nova-GO e

19/12/2024

Avaí fecha patrocínio com a Unicesumar

Foi assinado nesta semana o acordo de patrocínio da UniCesumar, universidade referência em Educação a Distância (EAD) no país. O

19/12/2024