O Avaí é Campeão Catarinense de 2019 de fato e de direito, título homologado nesta terça-feira (26), pela Federação Catarinense de Futebol, 66 dias depois de ganhar em campo da Chapecoense, em decisão no Estádio da Ressacada, empate em 1 x 1 no tempo normal e vitória de 4 x 2 na cobrança de pênaltis. O 17º título Catarinense coroou o grande desempenho da equipe dirigida pelo técnico Geninho, eleito o melhor da competição.
A demora na homologação foi motivada pelos recursos interpostos pela Chapecoense, que buscou a impugnação da partida, alegando erro de direito do árbitro Bráulio da Silva Machado, após a cobrança de um dos pênaltis pela equipe do Oeste. A bola bateu na trave e não entrou segundo a arbitragem, em decisão confirmada também pelo VAR e o Avaí foi campeão, pois fechou o marcador em 4 x 2. No julgamento do TJD-SC, no dia seis de junho, os auditores negaram o pedido por unanimidade e anteontem, no STJD, os auditores confirmaram a vitória azurra, no Rio de Janeiro.
O título foi homologado pela FCF em Resolução de Diretoria nº 25/2019, assinada pelo presidente Rubens Angelotti no final da tarde desta terça-feira (veja abaixo a resolução). Também foi homologada a classificação final da competição pela Resolução de Diretoria nº 24/2019. Na próxima segunda-feira acontecerá finalmente o hasteamento da bandeira do Avaí no Dispositivo de Bandeiras da sede da FCF, em Balneário Camboriú, a partir das 14h30min. O presidente Battistotti, em viagem particular, estará representado pelo presidente em exercício Amaro Lúcio da Silva.
O desempenho do Avaí foi confirmado pela votação do TOP da Bola, com quatro atletas na seleção da competição: Betão, Pedro Castro, João Paulo e Daniel Amorim, que ganhou ainda o troféu como artilheiro do Estadual. Além de Geninho, o melhor técnico, o presidente Francisco José Battistotti foi eleito o melhor dirigente, Jaelson Ortiz o melhor preparador físico, Pedro Castro ganhou como o jogador mais versátil. Daniel Amorim ganhou o terceiro troféu, eleito o craque digital. João Paulo foi premiado como o craque do campeonato.
– Leia a Resolução de Diretoria nº24/2019
– Leia a Resolução de Diretoria nº25/2019