Em reunião de diretoria na tarde desta quarta-feira (15), por videoconferência, o Avaí referendou a decisão dos clubes da Série B e prorrogou por mais 10 dias o período de férias para todos os atletas e integrantes da comissão técnica da equipe profissional e também das categorias de base do clube. O período inicial de 20 dias terminaria na próxima segunda-feira (20). A reapresentação será no dia 1º de maio.
As medidas tomadas estão em acordo com as decisões das autoridades da saúde no combate à disseminação do coronavírus. A prorrogação da quarentena, com o isolamento social, diante do grave momento que a sociedade mundial atravessa com a pandemia da COVID-19 deixou indefinida a retomada das atividades esportivas, o que justificou esta decisão.
Na reunião desta quarta-feira, comandada pelo presidente interino do Avaí, Amaro Lúcio da Silva, foram discutidos outros assuntos internos, com a prorrogação da suspensão das atividades do clube até novo pronunciamento das autoridades municipais e estaduais. O clube atua internamente de forma a manter algumas estruturas preparadas para o retorno, bem como a atualização de suas ações de manutenção e segurança.
Segundo o presidente Amaro Lúcio da Silva, não havia outra alternativa. “Os integrantes da Série B já tinham decidido em conjunto e o assunto também foi referendado na reunião da Comissão Nacional de Clubes, da qual o Avaí é um dos representantes ao lado do Paraná Clube. O momento exige cautela, tranquilidade para decisões que precisam ser tomadas em direção ao que estabelecem as autoridades da área da saúde e sanitárias”, disse.
A reapresentação da equipe profissional está programada para o dia primeiro de maio, uma sexta-feira, já dentro do novo protocolo de saúde que será em breve apresentado pelo futebol brasileiro. O médico Luís Fernando Funchal, coordenador do Departamento Médico do Avaí e que integrou a comissão de elaboração do Protocolo já em mãos do presidente da CBF, disse que serão necessárias ações especiais em atendimento ao que determinam as autoridades sanitárias.