Ressacada completa 37 anos neste domingo, 15 de novembro

Postado por: André Palma Ribeiro

Estádio Aderbal Ramos da Silva, a Ressacada, completa 37 anos             Foto: Leandro Boeira / Avaí FC

O Estádio da Ressacada completa 37 anos de sua inauguração neste domingo (15), o grande palco de conquistas memoráveis do Avaí, a casa do Leão da Ilha. Inaugurado em 1983, em jogo festivo contra o Vasco da Gama, este gigante de concreto do Sul da Ilha, localizado ao lado do aeroporto internacional Hercílio Luz, completa mais um ano de vida. Um ano de muita preocupação para todo o mundo com a Pandemia do coronavírus, mas um ano de esperança em um futuro melhor.

A Ressacada completa 40 anos de existência no Centenário do Avaí em 2023. Uma data bastante expressiva para o Avaí, que hoje é um clube reconhecido em todo o país, um modelo de administração implantado pela atual gestão do presidente Francisco José Battisottti. A equipe disputa a Série B com o objetivo de retornar à Série A.

Desde sua inauguração, este gigante de concreto já passou por muitas evoluções e hoje é reconhecido por todos como um estádio bonito e confortável. Moderno em suas linhas e recuperado em toda a sua estrutura ao longo dos anos.

A atual gestão recuperou a cobertura do Setor A e está concluindo a recuperação da cobertura dos setores CDE, construída em 2009 e até hoje não tinha recebido uma manutenção para sua segurança. O trabalho segue e será concluído brevemente.

Ano passado o Estádio da Ressacada recebeu sua iluminação em LED, uma estrutura modernizada, com investimento para torná-lo adequado ao caderno de encargo das grandes competições da CBF. E não será somente isso. O presidente Battistotti e sua diretoria planejam outras melhorias até o final da atual gestão, em 2021. Investimento para dotar o Estádio Aderbal Ramos da Silva, a Ressacada, de todo o conforto para receber novamente a sua imensa torcida.

O recorde de público do estádio foi 32.226 (25.735 pagantes) na final do Estadual de 1988, quando o Avaí sagrou-se campeão estadual. Este foi o primeiro título do Avaí em sua nova casa, a Ressacada. O maior ídolo da Ressacada é o capitão Marquinhos, também recordista de gols do estádio.

Ao longo dos 37 anos de história, o Estádio da Ressacada, projetado pelo arquiteto Davi Ferreira Lima, já viveu muitas histórias, quatro decisões de título, três jogos da Seleção Brasileira e outros tantos jogos internacionais. E vai receber brevemente uma das partidas da decisão do Campeonato Brasileiro Feminino – Série A1, entre Avaí/Kindermann e o vencedor de Corinthians x Palmeiras, que jogam nesta segunda-feira (16).

E mais, o dia 25 de abril de 2012, tornou-se uma data histórica para a Ressacada, e não foi com bola rolando. O show do britânico Paul McCartney, que transformou numa onda o embalo de cerca de 30 mil fãs. Os primeiros acordes de Magical Mystery Tour quase não podiam ser ouvidos, tamanha a vibração. Um Beatle na Ilha da Magia e na Ressacada.

O Estádio da Ressacada foi erguido em uma grande área verde no Sul da Ilha. Um esqueleto de concreto que foi ganhando contornos modernos a partir da evolução patrimonial do clube. E evoluiu tanto que a partir de 2008 ganhou uma nova área coberta, com camarotes e áreas VIPs. O estádio da Ressacada é um dos mais modernos e bonitos de Santa Catarina. Um orgulho para o torcedor Azurra.

O estádio tem o seu nome em homenagem ao ex-governador de Santa Catarina, entre 1947 e 1951, o Doutor Aderbal Ramos da Silva, torcedor do Avaí. Mas é conhecido como Ressacada, já que está situado numa localidade antes popularmente chamada com o mesmo nome, dentro do bairro Carianos, próximo ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz.

Cabe destacar ainda que a primeira iluminação da Ressacada foi inaugurada em 31 de maio de 1986, no jogo amistoso entre Avaí e Fluminense, que terminou em 0 a 0. O placar eletrônico da Ressacada, foi inaugurado no dia 15 de março de 2009, num clássico entre Avaí x Figueirense, pelo Estadual, com empate em um gol.

Na atual gestão do presidente Francisco José Battistotti, o patrimônio foi valorizado com a reforma geral em toda a cobertura do setor A, criação do espaço Vip E CÔZA MÁSH QUIRIDA, troca completa do sistema de iluminação, – que agora é com sistema LED -, e a construção da nova academia de musculação, considerado entre as melhores do Brasil.

Também foi reformado o gramado principal, que é hoje um dos mais elogiados do Brasil. No CFA, – Centro de Formação de Atletas João Nilson Zunino -, o gramado do Campo Um foi reformado, ficando nas mesmas condições do gramado do estádio. Também no CFA, foram instalados vestiários e uma sala de imprensa. O espaço é denominado Maria de Lourdes da Silva, em homenagem à diretora falecida recentemente.

Estádio da Ressacada foi modernizado ao longo dos anos                            Foto: Leandro Boeira / Avaí FC
Cobertura dos setores CDE está em recuperação pela atual gestão                   Foto: Divulgação / Avaí FC
Cobertura e cadeiras do Setor A recuperadas na Gestão Battistotti                          Foto: Divulgação / Avaí FC
A linda Ressacada foi palco de grandes conquistas azurras                            Foto: Leandro Boeira / Avaí FC

 

Solenidade de inauguração em 15 de novembro de 1983                                     Foto: Reprodução / O Estado
Jogo de inauguração foi contra o Vasco da Gama                                                Foto: Reprodução / O Estado

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Confira os horários de funcionamento no fim do ano

Os Espaços Leão da Ilha, Beira-mar e Ressacada, bem como a Central de Sócios de ambos os locais estarão com

24/12/2024

Comunicado – Tiago Pagnussat

O Avaí Futebol Clube comunica que o atleta Tiago Pagnussat optou em acertar sua transferência para o Vila Nova-GO e

19/12/2024