Na história – De acordo com o pesquisador e historiador oficial do Avaí Futebol Clube, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e Joinville se enfrentaram 211 vezes na história. O retrospecto aponta 68 vitórias do Leão da Ilha, 57 empates e 86 vitórias da equipe do Norte Catarinense. O Avaí fez 227 gols e o Joinville 275 gols.
Primeiro jogo – A primeira partida entre Avaí e Joinville aconteceu no dia 2 de maio de 1976, em um jogo pelo Catarinense, em Joinville. Empate em 1 a 1. O gol avaiano foi anotado por Lourival.
Último confronto – Foi em 07 de fevereiro de 2024, em disputa válida pela 6ª rodada do Campeonato Catarinense Fort Atacadista 2024. Empate em 2 a 2, com gols de Hygor e Douglas, para o Avaí, e de Yuri Mamute e Porto, para o Joinville. A bola rolou às 21h30, na Arena Joinville, em Joinville, norte do estado de Santa Catarina. Esteve no apito o árbitro Ramon Abatti Abel-FIFA, auxiliado por assistente 1 Thiaggo Americano Labes-CBF e por assistente 2 Éder Alexandre-CBF. Quarto árbitro Geovane da Silva-FCF. Analista de desempenho Marco Antônio Matins. Delegado Laudir Zermiani.
Artilheiros – Jacaré, – que hoje integra a coordenação das categorias de base do Avaí -, é o maior artilheiro da história do confronto, com 14 gols. Seguido por Nardela, do Joinville, com 13 gols.
Próximo confronto – Será em 9 de março de 2024, em disputa válida pela partida de IDA das quartas de final do Campeonato Catarinense Forte Atacadista 2024. A bola vai rolar às 16h30, na Arena Joinville, em Joinville, norte de Santa Catarina. Estará no apito o árbitro Gustavo Ervino Bauermann-CBF, auxiliado por assistente 1 Éder Alexandre-CBF e por assistente 2 Bruno Muller-CBF. Quarto árbitro Diego da Costa Cidral-CBF. Delegado Laudir Zermiani. Delegado especial Sandro Rodrigues. VAR Héber Roberto Lopes. AVAR Helton Nunes. Observador de VAR Cleidy Mary S.N Ribeiro. Quality Manager Érica Gonçalves Krauss.