Em uma iniciativa que reforça o compromisso com a formação integral de seus atletas das categorias de base, o Avaí Futebol Clube tem implementado um programa trimestral de reconhecimento. Este projeto visa valorizar não somente o atleta dentro de campo, mas também o desempenho acadêmico dos jovens, preparando-os para os desafios tanto dentro quanto fora das quatro linhas. Sendo assim, os três atletas de cada categoria, que tiverem o melhor rendimento escolar e dentro de campo, serão premiados.
Douglas Friedrich, goleiro da equipe profissional do Avaí, foi um dos palestrantes na ação e expressou sua satisfação em poder compartilhar sua história com a Raça da Base. “É muito gratificante poder contar minha jornada e transmitir a mensagem de que vale a pena todos os esforços e sacrifícios. Essa troca é fundamental não só para eles, mas também para os treinadores e professores, pois traz uma perspectiva valiosa sobre os desafios e sonhos que compartilhamos’’.
O programa trimestral não se limita apenas ao reconhecimento do desempenho esportivo, como explica Fabiano Pierri, coordenação das categorias de base do clube: “Investimos não apenas na infraestrutura, mas também em ações que preparam nossos atletas para a vida. Queremos que eles enfrentem não só os jogos, mas também as situações cotidianas com preparo e resiliência.”
Para Cauã, atleta da categoria Sub-17, um dos jovens premiados na ocasião, a valorização tanto no campo quanto na escola tem sido fundamental. “Agradeço ao clube por incentivar não só meu desempenho esportivo, mas também acadêmico. É inspirador receber esse reconhecimento, que motiva não só a mim, mas a todos os colegas de equipe.”
Alex Bruno, outro destaque do Sub-17, ressaltou a importância de equilibrar o esporte e os estudos: “Sempre dou meu melhor, tanto na escola quanto no campo, porque sei que isso faz diferença na minha vida.” Ele também destacou a influência positiva das palestras como a de Douglas: “Aprendemos muito com exemplos como o dele, que enfrentou desafios e chegou no seu grande objetivo”.
O intuito da iniciativa é preparar a Raça da Base para um futuro promissor, onde valores como comprometimento e dedicação são tão essenciais quanto habilidades esportivas. A expectativa é que a atividade continue a inspirar e motivar jovens atletas a alcançarem seus objetivos.