Ressacada é o palco da pré-temporada da arbitragem e da homologação do FCF VAR para 2026

Postado por: Alceu Atherino Neves

O estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva (Ressacada) é o palco da pré-temporada da arbitragem da Federação Catarinense de Futebol. A entidade máxima do futebol catarinense também está realizando a homologação do FCF VAR, que será utilizado em todas as partidas do Campeonato Catarinense Fort Atacadista 2026.

Desde a última segunda-feira (24), uma série de jogos estão sendo realizados diariamente. São três jogos pela manhã e outros três no período da tarde. Os jogos têm duração de 60 minutos, oportunidade em que o Departamento de Arbitragem está treinando todos os profissionais envolvidos na operação do novo sistema, que foi adquirido pela FCF junto à empresa Goal Sport Technology, da República Tcheca. O sistema conta com a certificação da FIFA. A central do VAR está localizada em Florianópolis.

“Sem dúvida alguma, está sendo uma semana muito produtiva. Estamos treinando toda a equipe envolvida na operação do FCF VAR, não apenas a arbitragem de campo, mas todos aqueles também presentes na Central, que analisam as imagens e operam o sistema. O treinamento é completo e segue uma programação: aqueles que ficam no campo pela manhã, participam da operação à tarde na central, e vice-versa. Estamos muito satisfeitos com esse período de treinamento e homologação”, destacou Cantucho João Setubal, presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Catarinense de Futebol.

O diretor do departamento de arbitragem da FCF, Kleber Lúcio Gil, está acompanhando de perto e comemora. “Quando encerrarmos essa primeira fase de treinamento e homologação, teremos formado pelo menos 60 profissionais que estarão homologados junto à CBF para atuarem em jogos com VAR. Todo o processo está sendo tranquilo. Temos aqui árbitros renomados como Wagner Reway e Cleide Mary, entre outros, que estão nos auxiliando com suas experiências”, disse Kleber Lúcio Gil.

Outra novidade é que, nesta quinta-feira (27), acontecem as finais das Olimpíadas Estudantis de Florianópolis (OLESF). “É um dia histórico. Pela primeira vez na história dos jogos escolares, uma partida terá VAR. Isso para nós é muito importante, pois precisamos de atletas e bola rolando para homologar o sistema. E, por outro lado, eles terão essa participação histórica de ter VAR em um jogo escolar”, disse Kleber Lúcio Gil.

A bola vai rolar às 9h45, quando decidem o 3º lugar as escolas IEE x Dinâmica. Às 11h, será a grande final, com a presença do prefeito Topázio Neto, em que se enfrentam Colégio Catarinense x Escola Jovem do norte da Ilha.

As atividades na Ressacada, que vão até sexta-feira (28), contam com o apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Nas próximas fases da pré-temporada e da homologação do VAR FCF, acontecerão provas teóricas e praticas, desta vez em Joinville.

Foto: Alceu Atherino / Avaí F.C.
Foto: Alceu Atherino / Avaí F.C.
Foto: Alceu Atherino / Avaí F.C.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

FCF homologa a tabela das quartas de final do Catarinense Fort Atacadista 2026

A Federação Catarinense de Futebol, através do seu Departamento de Competições, divulgou a tabela de jogos das quartas de final

27/01/2026

Sub-17 do Avaí inicia temporada com bateria de avaliações e primeiro treino em campo

O elenco Sub-17 do Avaí se reapresentou na última quarta-feira (21), dando início ao planejamento da temporada. Ao longo da

26/01/2026