A homenagem aos azurras no Dia do Goleiro

Postado por: André Palma Ribeiro

Wlamir (E), Frigeri, Vladimir, Gledson, Léo, Léo Lopes e Anderson na homenagem aos goleiros azurras Foto: André Palma Ribeiro / Avaí FC 

Os goleiros azurras chegaram para treinar felizes e alegres nesta sexta-feira (26), véspera da estreia do Avaí no Brasileiro da Série A diante do Atlético-MG, em Belo Horizonte. Receberam os cumprimentos dos companheiros pelo Dia do Goleiro e foram muito festejados. Mas a alegria foi justificada pela homenagem que receberam no dia anterior, protagonizada pelo treinador de goleiros Wlamir Machado, que reuniu o grupo em um restaurante e entregou a Vladimir, Lucas Frigeri, Gledson, Léo Lopes e Cláudio Vitor, um troféu que mandou fazer em homenagem à passagem de seu dia. Todos estavam acompanhados de suas famílias, num ambiente alegre e de muita união.

O técnico Geninho ao longo do Campeonato Catarinense foi muito cobrado por alguns torcedores e integrantes segmentos da crônica esportiva, pelo rodízio de goleiros implantado pelo técnico Geninho. Mas ao final da competição, com a conquista do título e o belo trabalho que todos realizaram, as dúvidas caíram por terra. Ninguém mais cobrou pelo rodízio, só enalteceram a qualidade de todos. Ninguém deixou a desejar. Os goleiros avaianos mostraram que estão em grande nível, em igualdade de condições de brigar pela vaga. Foram quatro atletas que estiveram em campo e todos fizeram do Avaí a defesa menos vazada da competição.

O goleiro é considerado o vilão do espetáculo, pois ele trabalha para evitar o gol. No espaço onde pisa no gramado às vezes nem grama cresce. Luta muitas vezes em um mundo sozinho, em seu silêncio. Uma falha involuntária pode estragar toda a sua carreira. Então, ser goleiro é um imenso desafio para qualquer atleta, de qualquer modalidade. Ainda mais o futebol, um esporte de multidões e onde é sempre muito cobrado por desempenho.

O Avaí tem uma característica bastante especial. O diretor de futebol Joceli dos Santos foi goleiro, começou no clube e fez uma caminhada muito interessante. Defendeu muitos clubes no futebol brasileiro. Foi técnico e agora é dirigente. Geninho também foi goleiro, com grande destaque. Foram 20 anos de profissão, sempre defendendo os seus clubes com dedicação e muita garra. Virou técnico vitorioso. Wlamir Machado, uma longa carreira e agora treinador de goleiros. Portanto, no Leão da Ilha, todos entendem muito bem esta posição que já foi defendida por grande nomes na história: Adolfinho, Ubirajara, Zé Carlos, Danilo, Jorge Fossati, Gilmar, Eduardo Martini, Renan.

O preparador de goleiros do Avaí, Wlamir Machado, teve uma longa trajetória no futebol. Sofreu como todos os seus comandados sofrem nesta posição. Mas Wlamir Machado é um guerreiro também. Venceu como atleta profissional e agora passa aos seus comandados no Avaí a experiência de vida ao longo de todos os anos como treinador de goleiros. Prepara os atletas tecnicamente e também o lado emocional de cada um deles. Conversa bastante sobre o trabalho e a carreira e onde podem chegar na carreira.

“Um momento especial para este atleta, o que mais sofre em todas as modalidades. Não queira entender o mundo do goleiro. É algo à parte, um mundo de sofrimento e alegria. Tem uma linha muito tênue entre a desgraça e a felicidade. Ele pode falhar num lance e no final do jogo salvar o time com uma defesa impossível. Eu tenho muito prazer de ter sido atleta. Goleiro nasceu para sofrer, mas na outra encarnação, eu quero ser goleiro de novo”, disse Wlamir Machado.

Wlamir levou os goleiros e familiares para uma confraternização, união entre todos  Foto: Divulgação / Avaí FC

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Ação exclusiva sócios: NA MIRA DO LEÃO na partida Avaí x Ceará-CE

No intervalo da disputa entre Avaí e Ceará-CE, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B 2024, o Avaí estará

16/07/2024

Série B 2024: Serviço de jogo e promoções para Avaí x Ceará-CE

Nesta sexta-feira (19/07), o Time da Raça tem um encontro marcado com a Nação Avaiana. O Adversário é o Ceará-CE

16/07/2024