A homenagem da Ressacada a Fernando Bastos

Postado por: André Palma Ribeiro

O eterno presidente do Avaí Futebol Clube, Fernando José Caldeira Bastos, que morreu na sexta-feira (26), em Florianópolis, aos 86 anos, foi homenageado na tarde deste sábado (3), no Estádio da Ressacada, palco que ajudou a tornar realidade a partir da permuta com o o então Estádio Adolfo Konder, onde foi erguido o Shopping Beiramar. Neste sábado, Fernando Bastos não desfilou o seu charme como fazia em todos os jogos do Leão da Ilha na Ressacada.

Uma faixa foi afixada pelo clube no Setor C do Estádio com um “Obrigado, Fernando Bastos”. Durante o Minuto de Silêncio, os atletas de Avaí e Londrina, que empataram em 1 x 1 pelo Brasileiro da Série B, perfilaram no círculo central. Os torcedores aplaudiram durante um minuto e em seguida cantaram o hino que ele compôs, o hino do Leão da Ilha.

Fernando Bastos foi  deputado, professor e jornalista. Presidiu o Avaí de 1964 a 1966 e 1972 a 1973. Autor da letra do Hino do clube junto com Luiz Henrique Rosa, responsável pela melodia da música. “Na Ilha Formosa, cheia de graça. O time da raça. É povo é gente, é bola pra frente, É só coração o Meu Avaí”, uma das estrofes do hino composto por ele.

Sempre ao lado do Leão da Ilha nos momentos mais importantes de sua história, Fernando Bastos, foi o grande responsável pelas tratativas com o Governo do Estado de Santa Catarina, que em 1972, passou o Estádio Adolfo Konder para propriedade do clube.  Depois permutado para a construção do Estádio da Ressacada, no Sul da Ilha, hoje o templo azul e branco, inaugurado em 15 de novembro de 1983.

Em 2015, recebeu do clube, a maior honraria, em reconhecimento a tudo que fez pelo Avaí. A medalha de honra ao mérito Saul Oliveira. “Eu amo o clube, amo de paixão. Estou feliz de ver tanta gente se dedicando ao Leão, o time da raça”, disse à época.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Ação exclusiva sócios: NA MIRA DO LEÃO na partida Avaí x Ceará-CE

No intervalo da disputa entre Avaí e Ceará-CE, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B 2024, o Avaí estará

16/07/2024

Série B 2024: Serviço de jogo e promoções para Avaí x Ceará-CE

Nesta sexta-feira (19/07), o Time da Raça tem um encontro marcado com a Nação Avaiana. O Adversário é o Ceará-CE

16/07/2024