A importância da nutrição para atletas

Postado por: André Palma Ribeiro

Guilherme Cysne Rosa é nutricionista do Avaí – FOTO: Leandro Boeira / Avaí F.C.

O próximo confronto do Leão da Ilha será diante do Londrina, fora de casa, no Estádio do Café, em Londrina, no Paraná. Para este jogo, pensando na saúde dos atletas, o nutricionista do Avaí, Guilherme Cysne Rosa, fala sobre os critérios para a alimentação do grupo avaiano.

Para a construção dos cardápios é levada em consideração a refeição proposta no jogo anterior, com redução de gorduras, aumento de carboidratos, proteínas e oferta de saladas. Em períodos de inverno, onde o frio pode ser intenso, alimentos que aquecem (Ex: sopas) são introduzidos no cardápio como preferência dos atletas.

O nutricionista afirma que durante os jogos fora de casa são avaliados não apenas os impactos dos treinos no corpo humano, mas também a rotina de viagens dos atletas. “O deslocamento acaba cansando mais o atleta. É preciso uma alimentação que os recupere após essas viagens. A grande dificuldade é tentar manter refeições frequentes para os jogadores, evitando a fome e um maior desgaste durante essas viagens”, destaca o nutricionista, que atende desde as categorias de base até o profissional.

O cardápio dos jogadores normalmente é enviado uma semana antes da viagem respeitando os valores pagos e as especificações impostas pela CBF, agência de viagem e hotéis. Com a ingestão de alimentos saudáveis, o corpo recebe os nutrientes, vitaminas e minerais necessários para manter o funcionamento adequado, inclusive prevenindo doenças e auxiliando no melhor desempenho dos atletas.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Profissionais da Raça da Base recebem treinamento intensivo de letramento racial

Nos dias 14 e 21 de maio, os profissionais da categoria de base do Avaí participaram de um treinamento intensivo

24/05/2024

Mascotinhos sorteados para Avaí x Goiás-GO

O Avaí Futebol Clube informa a relação de inscritos sorteados e as orientações para o cerimonial de entrada dos Mascotes

24/05/2024