Acadêmicos do Sul da Ilha encanta o público com o centenário do Avaí na passarela

Postado por: avai.abstrato.ventures

Foto: Leandro Boeira / Avaí F. C.

Neste sábado (18) ocorreu o desfile das escolas de samba de Florianópolis, na Passarela Nego Quirido, no Centro da Capital. Foram dez escolas na avenida e a terceira a desfilar foi a Acadêmicos do Sul da Ilha, do bairro Tapera, que teve como tema de seu desfile o centenário do Avaí Futebol Clube. Dois mil componentes organizados em 22 alas ecoaram o enredo “Na voz de um torcedor: Avaí, a Lenda de um Campeão”.

A escola foi a terceira a entrar na avenida, fazendo sua estreia no grupo especial do carnaval de Florianópolis. “Iniciamos contando o lado folclórico da Ilha (de Santa Catarina) e depois fazendo a conexão com a história do Avaí. O início e a fundação, a história dos Clássicos, as excursões de destaque, os títulos, enfim. Os 100 anos do Avaí estão na avenida”, destaca Gilson Ouriques, Diretor de Harmonia da escola.

Um dos destaques da escola foi a ala dos ex-jogadores do Leão. Com craques presentes representando, pelo menos, as últimas cinco décadas, muitas histórias foram relembradas na avenida. “Foi maravilhoso, a honra é muito grande. Pude encontrar amigos, jogadores que eu pensei que nunca mais ia ver e estão aqui hoje. Então, é um prazer muito grande e uma honra ser convidado a fazer parte disso”, disse Orivaldo, que vestiu a camisa do Avaí de 1972 a 1979 em 412 partidas, sendo o atleta que mais vezes entrou em campo pelo Leão. Marquinhos, Jacaré, Juti, Sabará, Maneca, Belmonte e tantos outros estiveram presentes.

Ao longo do desfile, que iniciou por volta das 19h30, muita emoção na avenida e nas arquibancadas. Ao final, o sentimento de dever cumprido e de entrega total à escola e ao Avaí. “Trabalhamos muito. Graças a Deus deu tudo certo na passarela e fizemos um grande desfile. Acredito que representamos muito bem o Avaí e a sua torcida. Espero que a massa do Avaí e a massa da Acadêmicos tenham gostado”, comemora Marcelo Laurindo, presidente da Acadêmicos do Sul da Ilha.

“É uma satisfação muito grande. Ter participado do desfile, com toda a energia do povo, é muito gratificante. Ver a participação de vários ex-atletas, torcedores, sócios do Avaí e toda a comunidade do Sul da Ilha faz desse um carnaval muito especial. E isso faz parte dos 100 anos do Avaí e vamos comemorar muito isso”, reforça Júlio César Heerdt, presidente do Avaí. A apuração da escola vencedora no carnaval inicia nesta segunda-feira (20).

Confira a composição das alas da Acadêmicos do Sul da Ilha:

COMISSÃO DE FRENTE:
“Nascimento de uma lenda”: Em meio a todos os mitos e lendas que envolvem a Ilha da Magia, existe uma crença que diz: todos moradores da Ilha precisam pedir permissão às bruxas.

ALA 1 – BAIANAS
“Metamorfose”: As bruxas eram mulheres que conheciam a natureza e sabiam usar o que vinha dela. Dessa maneira, as baianas hoje estão aqui transmutadas para sagrar toda a evolução que o clube está tendo nestes seus 100 anos de história.

ALA 3
“Seres Fantásticos”: Nesta ilha mágica habitada por seres fantásticos o feitiço parece ter ostentado ainda mais magnificência e variedade.

ALA 4
“Azul como as águas cristalinas”: A extensão litorânea desvenda praias inexploradas com águas azuis e cristalinas. Que o azul e branco abençoe sempre nossa terra e nossa gente.

ALA 5
“Mistérios da Lua Cheia”: A escuridão da noite é iluminada pela luz prateada da Lua, a luminosidade clareia os olhos fosforescentes dos seres fantásticos que se escondiam nas matas e nas águas da Ilha.

1º CARRO
“Lendas de uma cidade”: Florianópolis é um lugar envolto em lendas e mistérios seculares, com uma rica herança cultural que resiste ao tempo. É mágico, é místico, é uma paixão inexplicável que vai além do saber humano. É sobrenatural!

SETOR 2
ALA 6
“Os garotos do Sr. Amadeu”: O comerciante de Florianópolis, Amadeu Horn, conheceu um grupo de garotos, praticantes assíduos do futebol, e que organizavam seus jogos na rua Frei Caneca. Horn então resolveu realizar o sonho daqueles garotos, que era poder vestir os “ternos” durante os jogos, bem como os times famosos utilizavam.

ALA 7
“Clube de Regatas Riachuelo”: E a cor dos uniformes? Apaixonado pelo Riachuelo, Horn mandou confeccionar o uniforme do time idêntico, em listra, nas cores azul e branco.

ALA 8 – BATERIA
“Folia em Azul e Branco”: Hoje eu grito de alegria para expressar toda essa paixão que nasceu e que não para de crescer. São 100 anos fazendo a torcida vibrar em uma única sintonia, o amor pelo Avaí.

ALA 9 – PASSISTAS
“Clássico”: 1924, surge o primeiro e maior clássico do futebol catarinense. Desde o primeiro jogo quando se enfrentaram, há uma grande rivalidade entre eles.

ALA 10 
“Pasto do Bode”: Foi no início dos anos de 1950 que o Estádio Adolpho Konder, ainda chamado carinhosamente por Campo da Liga, recebeu o apelido de Pasto do Bode.

ALA 11
“Paixão Avaiana”: Paixão é esse sentimento maluco que envolve a gente e nos faz cometer loucuras, vivendo o azul e branco que corre pelas veias da Nação Avaiana.

ALA 13
“Carnaval Azurra”: Após uma excelente participação na excursão pela América, o time do Avaí retorna glorioso em plena terça feira de carnaval e é ovacionado pela torcida. É azul e branco, é bola e samba no pé!

SETOR 3
ALA 15 
“Time de Base”: O Avaí olha para o futuro! Seja para sambar ou chutar no gol, esses moleques ágeis, deslizam tanto no gramado como no asfalto, sempre dando um show. Isso é arte, alegria e diversão!

ALA 16
“Bola em Jogo”: O grito na garganta, preso desde o soprar do apito dando início ao jogo, ecoa pelos quatro cantos do estádio. Salve a Ressacada! Veste o uniforme de jogo e empunha a bandeira do leão, que eu quero ver!

ALA 17
“Estrela dourada”: Em 1998 o Avaí conquista o Campeonato Brasileiro da Série C sendo o primeiro time catarinense a receber esse título. A cidade vestiu o azul e branco e parou para ver o campeão passar!

ALA 18
“Homenagens aos craques Avaianos”: Esses jogadores vestem e vestiram as cores do nosso clube. E aqui estamos para homenageá-los por unirem nossa gente.

2º CARRO
“A Lenda Viva do Futebol Catarinense”: Para quem nasceu em uma Ilha repleta de magia, a lenda do futebol catarinense, o Avaí, está aqui para provar que as bruxas tinham razão, são 100 anos encantando a Nação Avaiana e assombrando os adversários.

ALA 19
“Meu coração é azul”: Embora seja doce o sabor de todas as nossas vitórias e nossa estrela seja a mais luzidia, ser Avaiano é um estado de espírito que celebra a Nação Avaiana.

ALA 20
Amigos dos Compositores


ALA 21
Amigos do Acadêmicos


ALA 22
Diretoria do Acadêmicos e do Avaí

Confira o Samba-enredo:
Enredo: “Na voz de um torcedor: Avaí, a Lenda de um Campeão”
Primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira: Thiago Santos e Manoella Prates
Segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira: João Kojikoski e Júlia .
Terceiro casal de mestre-sala e porta-bandeira: Kevyn Gonçalves e Maysa Laurentino
Rainha de Bateria: Andressa Ouriques


ENREDO
Azulou
Pintando o horizonte de inspiração
Aos olhos dos meninos na imensidão
A bola era o mundo aos seus pés
Pra unir
Toda essa ilha tão formosa
Um sonho azul, verso de “Rosa”
Magia da cultura dos manés
Se as águas mareiam vitórias
Gravei na história bem mais que uma cor
Remando a favor da corrente
Um povo que entende o que é o amor 

É ESPERAR CADA MINUTO PRA TE VER
SEM PERCEBER, DEIXAR A LÁGRIMA ROLAR
TER A CERTEZA O TEMPO SEMPRE VAI CORRER
E COM VOCÊ PRA TODA VIDA VOU ESTAR 

Campo da Liga…
Pasto do Bode, onde tudo começou
Por esse mundo, eu caminho ao seu lado
Guerreiro nas batalhas do gramado
Lembro cada jogo, cada craque
E na hora do ataque
Bate mais forte o coração alucinado
Meu samba…
O asfalto tem saudade de você
O povo vibra com teu renascer
Fazendo a festa azurra em mais um carnaval
Por séculos…
O Sul da Ilha há de cantar por ti
Paixão eterna que me faz feliz
Avaí, meu Avaí

É NO PEITO E NA RAÇA, RESSACADA VAI TREMER SOU MAIS UM CAMISA 12 APAIXONADO POR VOCÊ NA ARQUIBANCADA, O RUGIDO DO LEÃO
LENDA DE UM CAMPEÃO!

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí treina no gramado do CFA e Love fala da vontade de marcar na Ressacada

Nesta tarde de quarta-feira (17), o elenco avaiano realizou um treinamento no gramado do CFA. A equipe se prepara para

Avaí premia destaques acadêmicos e desportivos das categorias Sub-14 e Sub-15

Em um compromisso contínuo com a formação integral de seus atletas das categorias de base, o Avaí Futebol Clube realizou

17/07/2024