O preparador de goleiros do Avaí, André Croda, participou na manhã desta quarta-feira (1) de uma aula especial como professor convidado do curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na disciplina Teoria e Metodologia do Futebol, abordando o tópico Fundamentos Técnicos do Goleiro de Futebol. Foram ministrados conteúdos teóricos em sala de aula e práticos no campo de futebol do Campus Universitário, na Trindade. André Croda estava acompanhado dos goleiros Vitor Prada e Cláudio Vitor, que estão no grupo profissional do clube.
O convite para esta palestra especial partiu do professor da disciplina, Juliano Fernandes da Silva, cujo objetivo foi mostrar aos seus aluno a especificidade do trabalho com goleiros. André realiza este trabalho no clube desde quando começou nas categorias base e agora no profissional, sempre com grandes resultados. Foco nos fundamentos técnicos do goleiro de futebol. “As valências técnicas foram as mais destacadas. Foi importante esta experiência para nós, pois juntar a prática com a teoria é fundamental neste trabalho. Poucas pessoas falam de goleiros, por ser uma posição tão específica e difícil”, destacou Croda.
Os alunos do primeiro semestre de Educação Física, que participaram da aula especial, ficaram bastante impressionados com o ritmo forte de trabalho aplicado para os goleiros profissionais. Vitor Prada, por exemplo, que figura quase sempre como terceiro goleiro nos jogos em casa, foi muito exigido neste aula como exemplo para os alunos, em todos os fundamentos: saída de gol, reposição de bola, colocação e atuação com os pés.
O professor Juliano Fernandes da Silva agradeceu o empenho e dedicação do professor André Croda em passar esta experiência aos seus alunos e a vinda também dos dois goleiros profissionais do clube. Ao final da aula, entregou um certificado ao treinador de goleiros Avaiano e os cumprimentos de toda a classe. Aproveitaram a ocasião para registrar a passagem em fotos. Novos encontros devem acontecer no futuro, não só com o treinador de goleiros, mas também outros profissionais do Avaí, nesta relação estreita que o clube tem com a Universidade Federal de Santa Catarina.