O técnico Claudinei Oliveira teve muito méritos na vitória deste domingo do Avaí por 2 x 0 sobre o Grêmio, na Arena em Porto Alegre. O comandante azurra sempre acreditou no potencial do grupo, no esquema de jogo e nas alternativas para buscar a recuperação no campeonato. Nos últimos três jogos, foram duas vitórias e um empate e sem sofrer gol. Após o jogo deste domingo, Claudinei elogiou a entrega de seus comandados, a disciplina com o esquema tático e a determinação para voltar com os três pontos. O objetivo do técnico é evoluir com os trabalhos de forma a produzir uma ação ofensiva que traduza em gols a boa fase. O próximo desafio será o Coritiba, quinta-feira, 21 horas, no Estádio da Ressacada. Joel expulso e Luan com o terceiro amarelo e lesionado estão fora.
Após a vitória sobre o Grêmio, Claudinei disse em entrevista coletiva que o grupo foi o grande responsável pela conquista, a dedicação de todos, inclusive a turma que ficou no banco. “Isso faz uma equipe vitoriosa, mostra eficiência quando tem as oportunidades e faz os gols. É uma forma de jogo questionada, pois todos querem ver o time em cima, um futebol vistoso, linha alta. Mas nós precisamos saber que do lado de lá tem uma adversário forte, que faz circulação de bolas na intermediária e que tem jogadores que desequilibram. É preciso ter cuidado, saber respeitar os limites”, disse.
Claudinei comentou o bom momento do goleiro Douglas, a quem elogiou bastante. “Está em grande fase e os números não deixam qualquer dúvida. Ele se preparou para isso e merece. Nos ajudou demais e o momento dele é muito legal”. Sobre o volante Simião, que vem treinando bem e entrou ainda no primeiro tempo no lugar de Luan, que saiu lesionado, o técnico Claudinei Oliveira explicou que o jogador pediu para fazer um trabalho especial de finalização e conseguiu evoluir. Chutes de média e longa distância, bola parada e em movimento. “Foi premiado pelo empenho dele durante a semana”, disse o técnico.
Outra aspecto destacado pelo treinador foi a performance de Junior Dutra nas arrancadas, na assistência e no gol que marcou. O atleta entrou no lugar de Rômulo e foi bem. A arrancada para o segundo gol a partir da linha de defesa, completando com o chute final, depois da troca de passes com Willians, foi um exemplo da boa opção que o técnico hoje tem. Aliás, para quinta-feira, Junior Dutra deve voltar a jogar, uma vez que Joel foi expulso e não poderá atuar. O técnico também falou na coletiva sobre as correções que fez no posicionamento do primeiro para o segundo tempo do meia Pedro Castro. “Corrigimos para que ele atuasse mais centralizado de forma a estabilizar o setor e evitar as trocas de bolas do adversário na intermediária e proporcionando chutes de longe”.
O pênalti aos 13 minutos do segundo tempo, segundo Claudinei, poderia ter mudado o rumo da partida. “Felizmente o Douglas fez um grande trabalhou e evitou o gol. Se isso acontecesse, nos obrigaria a mudar nosso esquema, abrir mais o jogo, tentar o empate e aí abrir contra um adversário que tem Luan, Fernandinho e Lucas Barrios é muito temeroso. Felizmente a história foi outra”, completou o treinador, que já inicia o trabalho pensando no Coritiba, na reapresentação desta segunda-feira, às 15h30min, e com a confirmação da volta do capitão Marquinhos, que não atuou contra o Grêmio por opção tática. Às 15 horas tem atendimento à imprensa e entrevista.