Do interior de Florianópolis para o Mundo. Atleta formado nas categorias de base de basquete do Avaí foi convocado para a Seleção Brasileira de Basquete Sub-16. Tudo começou em 2016, aos 11 anos de idade, quando o então “Biro” foi descoberto em uma pequena escola pública, no Bairro Bela Vista, cidade de São José, na Grande Florianópolis. Biro se destacava e chamava atenção pelo seu tamanho comparado as outras crianças da mesma idade. Foi aos olhos da professora de educação física, Ana Claudia Kraeski, que tomou a iniciativa em orientar os professores do Basquete Avaí à levar o garoto para o treinamento no clube.
Iniciou-se uma força tarefa para convencer aquele menino tímido e sem perspectiva para treinar basquete; os professores Kenyo Nunes e Lucas Boaventura (então técnico da categoria mini na época) convidaram diversas vezes o garoto a treinar no clube que fica no centro de Florianópolis. Biro, na época tinha muito receio, pois à vida dele era casa e escola. Ele nunca tinha andado de ônibus e não conhecia outros bairros da grande Florianópolis.
Conhecendo melhor a estrutura da escola e do bairro onde ele mora, o professor Kenyo Nunes conseguiu uma parceria junto com o ex-presidente da Federação Catarinense de Basketbal, Oscar Archer, que possibilitou a reforma da quadra da escola daquele bairro, assim como bolas novas, coletes e cones. Biro e mais de 60 crianças foram contempladas com a parceria da FCB e Trimania.
Após dois anos, Biro estudou no Instituto Estadual de Educação – IEE, desenvolve-se e competiu campeonatos defendendo a camisa do Avaí. Nosso Biro virou Vitor Hugo Farias, é conhecido por todos pelo seu empenho e performance no basquete; até que um dia, após a exibição de uma matéria no Globo Esporte em rede nacional tudo mudou de repente. Oito agentes de jogadores de basquete do Brasil procuraram o professor Kenyo oferecendo seus serviços e prometendo agenciar a carreira do Vitor Hugo. Kenyo analisou, conheceu e acabou aceitando a proposta da empresa @brasketsports, onde Vitor está até hoje.
Em pouco tempo nosso Biro, ou melhor, Vitor Hugo, voou. Ele treinou em clubes da Itália e atualmente está em Franca – São Paulo. Durante a pandemia voltou para sua casa e treinou com seus colegas que mantem um vínculo muito grande.
E hoje com muito orgulho o BIRO, chegou ao topo do basquetebol na sua idade sendo convocado para defende a camisa verde e amarela. O Biro está entre os 12 melhores do país. Ele está na Seleção Brasileira Sub-16, onde está representando o Brasil na classificatória para o Mundial no México.
Voa Vitor Hugo, voa Biro! Nós do basquete Avaí estamos muito orgulhosos de você e temos certeza que é apenas o início!!!!! Bora conquistar o mundo!!!!
Adiee/Avaí/Fme é uma parceria entre o Instituto Estadual de Educação, Avaí Futebol Clube e Fundação municipal de Esportes.
Fique por dentro de tudo, siga, curta e compartilhe na nossa página do Instagram @adieeavaifme.