
Os atletas do Avaí realizaram na tarde desta segunda-feira (4) o primeiro treinamento conjunto após as férias coletivas provocadas pela quarentena da pandemia do coronavírus. As atividades foram individualizadas e dentro do isolamento social proposto pelas autoridades da Saúde. A atividade foi acompanhada on-line pela comissão técnica. O trabalho vai se repetir ao longo da semana, enquanto o clube aguarda a liberação para treinamentos na Ressacada.
Segundo o preparador físico Jaelson Ortiz, que esteve acompanhado de seus auxiliares, o trabalho foi excelente. “Tivemos uma resposta extraordinária dos atletas em termos de comprometimento. Aconteceu tudo o que a gente imaginava. A importância de os atletas receberem o vídeo de forma antecipada, o material de treino com toda a sequência. Isso ajudou com que o treino tivesse uma sequência bem lógica”, disse.
Jaelson Ortiz acrescentou que o objetivo deste primeiro trabalho foi fazer uma retomada buscando a melhoria de aspectos relacionados à força e potência. “Também tivemos o cuidado de incluir atividades voltadas à prevenção de lesões. Resposta importante para todos. O fisiologista Pedro Mohr está fazendo a coleta de informações individualizadas de carga dos treinos. Portanto, o comprometimento dos atletas em torno dos nossos objetivos do ano foi fantástica”.
Outro aspecto destacado por Jaelson, foi a rápida adaptação à plataforma on-line. “Nos 15 minutos que antecederam os trabalhos, eles puderam interagir entre eles. Nossa equipe é muito unida. O fato de entrarem antes na sala, brincarem entre eles foi muito bom. Cinco minutos antes, fechamos o áudio de todos e passamos a colocar as orientações da comissão técnica e preparação física. E o trabalho seguirá dentro desta logística”, completou.
Os goleiros realizaram trabalhos específicos, segundo o preparador de goleiros Wlamir Machado. Trabalharam nesta segunda-feira, Lucas Frigeri, Glédson, André e Cláudio Vitor. “Praticamente estão fazendo o mesmo trabalho de antes, especificamente físicos e depois o trabalho técnico, fazendo força, transição em velocidade e reação. Também trabalharam com bola, força e velocidade. Nesta terça-feira, os goleiros terão mais trabalhos com bola, com treinos de reposição, passe e reposição. Vamos variar neste sentido”, explicou Wlamir.
O coordenador de futebol Diogo Fernandes e a comissão técnica conversaram após a atividade. Avaliaram de forma satisfatória e destacaram o comprometimento de todos os atletas que participaram. Alguns não estiveram presentes, pois realizaram exame isocinético no mesmo horário. O objetivo, segundo Diogo, é o grupo estar todo preparado para quando os treinos em conjunto forem liberados. Ao longo da semana, a programação marca treinos à tarde e no mesmo cronograma.


