Atletas e comissão técnica do Avaí participaram de uma palestra do instrutor de arbitragem da CBF e FCF, Cantucho João Setúbal, na manhã desta terça-feira (1), no auditório da Ressacada. Foi apresentado um vídeo com material explicativo e interpretação das regras do futebol, seguido de análise e esclarecimentos sobre as dúvidas. A apresentação teve duração de aproximadamente uma hora. O presidente Francisco José Battistotti esteve presente na apresentação.
Segundo Cantucho João Setúbal, o vídeo foi disponibilizado pelo chefe de arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, a todos os estados e para todos os clubes. “E aqui, o primeiro clube que mostrou interesse por esta palestra foi o Avaí. Buscamos fazer com que os atletas conheçam a regra do jogo e para que dela tirem proveito”.
Ainda segundo Cantucho, o jogador tem que procurar na essência, na teoria, identificar como foi mostrado aqui no vídeo, as possibilidade de ter uma melhor interpretação e por consequência ter menos punição. O jogador precisa saber o que é permitido, a utilização dos braços de que de forma será penalizado. De que forma pode usar o braço dentro da regra do jogo evitando a punição”.
Segundo o instrutor, a principal dúvida dos atletas e também da arbitragem é a interpretação de infração de mãos, em particular, dentro da área penal. “O que é ampliação do espaço corporal, a intencionalidade da ocorrência da infração, se desviou, a bola que vem do próprio jogador, a bola que toca no braço em posição antinatural e que não é falta. A falta que ocorre de mãos quando é chutada por uma adversário. Portanto, essa falta de mãos é ainda um grande problema de interpretação”.
O técnico Claudinei Oliveira agradeceu a presença do instrutor Cantucho e ao Leonado Gaciba, chefe de arbitragem da CBF, por enviar o vídeo bastante esclarecedor. “É importante para sanar as dúvidas, elucidativa para a gente, algumas dúvidas que sempre ficam no dia a dia dos nossos jogos. Foram esclarecidas e vai facilitar o entendimento de todos. Esperamos que tenha um campeonato da Série B tranquilo e sem muitas intercorrências, pois fica mais fácil para todos os atletas”, completou.