O grupo de profissionais do Avaí, comissão técnica, dirigentes, colaboradores de várias áreas, gandulas e maqueiros que estarão envolvidos com o jogo de domingo entre Avaí x Chapecoense, 16 horas, confronto de volta das quartas de final do Campeonato Catarinense, passaram por nova testagem para a Covid-19 na noite desta quinta-feira (9). A testagem foi feita pela equipe da BiomeHub, spin-off da empresa de biotecnologia Neoprospecta. Os resultados saem em até 24 horas.
A delegação que chegou de Chapecó e mais atletas que ficaram em treinamento estiveram no clube para a testagem, antes de serem liberados. O clube também testou jornalistas e radialistas que se credenciaram para esta partida e não tinham feito ainda seus exames individualmente ou por suas empresas, num total de sete profissionais de imprensa.
Os trabalhos de testagem do grupo foram orientados pelo médico Luís Fernando Funchal, chefe da equipe médica do clube. Segundo Funchal, esta testagem faz parte da exigência da Prefeitura de Florianópolis para a liberação de jogos profissionais na cidade. “O Avaí tem seu Protocolo e vai segui-lo à risca. A testagem, além de exigência da Vigilância Sanitária Municipal, é uma das prioridades do clube. Queremos segurança para todos”, disse.
Os testes que foram aplicados pela BiomeHub são do tipo “pool”. O método se baseia em testar ao mesmo tempo as amostras de até 16 pessoas. Nesse modelo de testagem em grupo são coletadas duas amostras nasofaringe (nariz) de cada indivíduo assintomático. Um dos materiais coletados fica reservado em um tubo individual, enquanto a outra amostra é testada no modo coletivo (mais barato) no método RT-PCR em tempo real.