Dando sequência a formação dos seus atletas, o Avaí Futebol Clube promoveu na tarde desta terça-feira (19/03), uma visita a APAE, localizada no bairro Itacorubi, em Florianópolis. O objetivo da atividade extra curricular é levar aos atletas a realidade fora do mundo da bola. Participaram atletas da categoria Sub-17, acompanhados pelo técnico Bruno Gonçalo e sua comissão técnica. Também estiveram presentes Coronel Neto, coordenados administrativo das categorias de base, Angelita Costa, assistente social, Fernanda Schweitzer, psicóloga e o jornalista Alceu Atherino Neves, da equipe de comunicação do Clube.
A delegação do Avaí chegou na APAE por volta das 13h30min, quando foi recepcionada pelo coordenador pedagógico Rafael Bischoff, e pelas professoras de educação física, Patrícia dos Anjos e Bruna Petters.
Reunidos na quadra de esportes, os atletas escutaram atentamente um pouco sobre o que é a instituição, como funciona e qual a realidade que os quase 600 alunos vivem.
“Nossa função aqui é desconstruir a visão que as pessoas têm da APAE. Vamos falar a real. As pessoas acham que aqui só tem -louquinho-. Mas o que fazemos aqui é inclusão social. Nós quebramos barreiras todos os dias. Parabéns ao Avaí Futebol Clube por trazer seus atletas e, juntos conosco, quebrar mais uma barreira”, disse Rafael Bischoff.
A Professora Patrícia dos Anjos explicou sobre as atividades desenvolvidas pelos profissionais diariamente, destacando que o mundo dos alunos é a APAE.
“A maioria dos nossos alunos veem o mundo pela janela do ônibus. Eles não têm vida social. Eles saem de casa e vem para a APAE e daqui voltam para casa. Ninguém lá fora vê eles ou sente eles. Então a sociedade só pode ver e conhecer eles aqui. Por isso a importância da visita de vocês para quebrar essa barreira”, destacou Patricia dos Anjos.
Na sequência, o grupo foi dividido em dois, quando aconteceu um Tour pelas instalações da APAE. Os atletas visitaram as salas e tiraram fotos com os alunos.
No final, de volta à quadra de esportes, atletas e alunos jogaram futebol juntos e registraram uma foto oficial. Foram momentos de muitas alegrias para todos!
A instituição conta hoje com aproximadamente 130 colaborados que se dedicam aos alunos nos períodos matutino e vespertino. São aproximadamente 600 famílias beneficiadas. Os alunos têm atendimento com diversos profissionais, tais como psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, entre outros.
É importante destacar que a APAE é uma instituição filantrópica, necessitando do apoio de todos os setores, sejam eles governamentais, empresariais ou mesmo da sociedade civil, com doações de pessoas físicas.
Para colaborar, financeiramente ou como voluntário, basta procurar a secretaria da APAE e se colocar à disposição.
CONFIRA ABAIXO AS FOTOS DA VISITA
(FOTOS: Alceu Atherino / AVAÍ F.C.)