O presidente em exercício do Avaí, Amaro Lúcio da Silva, comunicou na tarde desta segunda-feira (11), que o clube vai promover uma redução de 25% no salário dos atletas profissionais do clube. Os demais colaboradores, incluindo comissão técnica e departamento médico, terão desconto de 50%. Por conta da redução, a carga horária de trabalho também será reduzida pela metade.
A decisão foi tomada com respaldo na Medida Provisória 936/20, do Governo Federal, baixada diante da crise da COVID-19 e na Consolidação das Leis do Trabalho. Durante o fim de semana, todos os departamentos foram comunicados da decisão. Nesta segunda-feira à tarde foi a vez dos demais colaboradores. Os atletas ainda terão uma redução de 50% nos valores dos contratos de imagem.
Segundo Amaro Lúcio da Silva, que falou em coletiva online à tarde, é com tristeza que o clube adota tal procedimento. Mas em sua fala, justificou a decisão pela atual crise provocada pela Pandemia do coronavírus, que fez a economia do país encolher de forma brutal. A receita do clube também reduziu em todos os níveis.
Os colaboradores que recebem até três mil reais não serão atingidos por esta medida, explicou Amaro Lúcio da Silva. O presidente em exercício anunciou ainda que os integrantes das categorias de base terão seus contratos suspensos por 60 dias, também com respaldo na MP.
As decisões sobre as categorias de base foram tomadas diante do calendário suspenso, as incertezas das competições no ano e a queda nas receitas do clube. O Avaí informou ainda que vai buscar a recuperação desta redução para os colaboradores nos primeiros meses da temporada 2021 como forma de amenizar a redução.