Avaí apoia Outubro Rosa com atividades na Ressacada

Postado por: André Palma Ribeiro

Rede Feminina de Combate ao Câncer e AMUC em visita ao Leão da Ilha                Foto: Divulgação / Avaí FC

Uma ação especial do Outubro Rosa (movimento em prol do combate ao câncer de mama) dará um tom especial no jogo entre Avaí e Boa Esporte, pelo Campeonato Brasileiro – Série B, nessa sexta-feira (05), às 20h30min, no Estádio da Ressacada.

Em parceria com as entidades envolvidas na causa como a Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC) e a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), o Avaí disponibilizará um espaço na entrada do portão 1 do Setor A, entre a Avaí Store e a secretaria da Ressacada para a venda das camisetas das entidades, ao custo de R$25,00, que serão revertidos para projetos em favor da prevenção do câncer de mama.

Pacientes e voluntárias das entidades vão entrar em campo com os jogadores do Avaí, em sinal de apoio e divulgação do Movimento. Do lado da AMUCC, quatro pacientes fazem parte do mutirão de reconstrução mamária (A cirurgia, que também é um Direito das pacientes, – também conhecida por mastectomia [retirada parcial ou completa da mama], é indicada a uma parcela de mulheres que enfrentam o câncer de mama),  que será realizado no sábado (06), um dia após o jogo, na Casa de Saúde São Sebastião, tendo como responsável o médico cirurgião plástico, Dr Henrique Müller.

Além dessa ação, diversas outras atividades estão programadas durante o mês de outubro, como a tradicional “Caminhada Rosa”, que acontecerá no próximo dia 21, na Avenida Beira Norte, com concentração às 14 h, no Koxixos, e que reunirá centenas de pessoas entre voluntários e simpatizantes da causa.

 

 

 

Sobre a AMUCC

AMUCC, atual Associação Brasileira de Portadores de Câncer, que ao completar 18 anos de existência- nesse mês de outubro – passará a se chamar AMUCC, Amor e União Contra o Câncer, – identidade assinada pelo artista plástico e também voluntário na causa, Luciano Martins, o qual também assinou a arte da camiseta – busca abranger melhor as ações da entidade que começou suas atividades nos anos 2000 atuando entre mulheres diagnosticadas com câncer de mama. Com o passar do tempo, a instituição se tornou conhecida passando a atender portadores de outros cânceres (homens, mulheres e crianças) que passaram a usufruir dos benefícios oferecidos pela entidade que, entre suas atividades, trata de desfazer mitos e estigmas do câncer, garantir acesso do paciente ao SUS, aos seus direitos, e às novas tecnologias de tratamento. Mutirão de cirurgias, Encontro Brasileiro de Portadores de Câncer, oferta de exames com o projeto “Fila Zero” e Mutirão de Reconstrução Mamaria, também fazem parte das ações da AMUCC, que coordena a RECAN, Rede de Controle do Câncer em Santa Catarina, formada por 20 organizações com o objetivo de defender o paciente por meio de controle social. Complementa ainda as ações da AMUCC o projeto Laringe Eletrônica que, em parceria com a ACBG – Associação de Câncer de Boca e Garganta, vai oferecer 350 laringes eletrônicas em todo o país.

Sobre a RFCC

A RFCC-SC, sob a denominação de Rede Feminina Estadual Central de Combate ao Câncer, foi criada em 1961 na cidade (capital) de Florianópolis, pela Sra. InaTavares Molemann, a convite da fundadora e Presidenta Nacional Sra. Carmen Prudente (SP). No primeiro período as voluntárias atendiam as mulheres acometidas de câncer nos hospitais. O alerta à prevenção do C.A. de colo de útero e de mama através da conscientização e de palestras para grupos, mais a fundação de outras redes no interior do estado, foi desde o início até os dias de hoje o objetivo maior da RFCC-SC. A RFCC-SC é composta por 62 Redes Municipais e/ou Regionais com 4.700 voluntárias envolvidas em todo o estado. Todas engajadas em levar a prevenção do câncer para o maior número possível de mulheres e quando necessário, encaminhá-las aos exames e tratamentos adequados.  A entidade tem certeza de que quanto mais ajuda e quanto mais cedo a detecção do câncer, mais sucesso na doença e vida mais longa para as mulheres catarinenses. 

Sobre o Outubro Rosa

Uma das mais significativas ações da AMUCC é a programação do Outubro Rosa em Florianópolis, e demais cidades do estado, neste movimento nacional que envolve várias esferas da sociedade em prol da causa da prevenção ao câncer de mama. A doença que deve atingir 57 mil mulheres em 2018 provocando a morte de 15 mil delas, sendo considerada a maior causa de morte de mulheres no mundo. Há nove anos a AMUCC desenvolve vários eventos que, somente em 2017, alcançou mais de um milhão de pessoas. Entre palestras, capacitações, manifestações artísticas e adoção da cor rosa iluminando e colorindo símbolos públicos ou instituições privadas, o Outubro Rosa em Florianópolis ganhou reforço em 2018 com o slogan “Vencer o câncer, eu apoio esta luta”.

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA 2018 – AMUCC

DA/TAATIVIDADE
18/09    9h

            19h

Coletiva de Imprensa – Hotel Majestic

Lançamento Campanha Outubro Rosa 2018 – Beira Mar Shopping

01 a 31/10Iluminação de prédios e monumentos na cor rosa
01 a 31/10Fila Zero – Arrecadação de recursos para realização de exames para diagnóstico do câncer na mulher
01 a 31/10VI Ciclo de Palestras do Outubro Rosa nas Empresas
20/09 a 30/10Ponto de Informação e venda de produtos AMUCC no Mercado Público – Box 51
01/10

Segunda-feira

14h

Outubro Rosa na OAB Cidadã

Palestra sobre Câncer – Dádiva da Vida com Ana Lavratti

Direitos dos Pacientes Oncológicos com Ana Paula Guedes Werlang

Participação especial do Coral Engie Energia

06 /10

Sábado

Cirurgias de Reconstrução Mamária

Casa de Saúde São Sebastião – Dr. Henrique Müller

16 a 30/10

 

Espaço Rosa Shopping Iguatemi – Exposição e Palestras  

Dia 16 terça-feira – Leilão e Café 

Às quintas-feiras na Praça XV

12h30

XV com Arte – Apresentações musicais

Distribuição de material informativo OR e Educar para Prevenir

21/10

14h às 17h

Domingo

Caminhada Rosa Beira Mar Norte

Concentração: a partir das 14h no Koxixos

Percurso: Koxixos até Trapiche

23 /10

Terça-feira

Outubro Rosa na Vidal Ramos

Apresentações musicais, oficinas e ações de conscientização sobre câncer de mama

30/10  Terça-feira

20h

 

Jantar Amor e União Contra o Câncer

Lira Tênis Clube  –  atrações musicais e sorteio de brindes

31/10 Quarta-feira

18h15

 

Missa de Ação de Graças e apresentação do Coral Vozes de Santa Catarina

 

 

Confira a listra de necessidades da AMUCC tanto para o Outubro Rosa, quanto para a estrutura de atendimento da entidade:

– Fornecimento de moveis planejados para sala de capacitação, arteterapia, apoio jurídico e psicológico;

– Itens para o sorteio de brindes do jantar de encerramento do Outubro Rosa 30/09;

– Gestão de conteúdo de mídias sociais;

– Combustível;

– Vagas de estacionamento para os pacientes nas imediações da sede da AMUCC na Av. Hercílio Luz, 639.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí treina no gramado do CFA e Love fala da vontade de marcar na Ressacada

Nesta tarde de quarta-feira (17), o elenco avaiano realizou um treinamento no gramado do CFA. A equipe se prepara para

Avaí premia destaques acadêmicos e desportivos das categorias Sub-14 e Sub-15

Em um compromisso contínuo com a formação integral de seus atletas das categorias de base, o Avaí Futebol Clube realizou

17/07/2024