Um levantamento da Pluri Consultoria aponta o Avaí como o primeiro clube Catarinense que mais utiliza atletas da base em sua equipe profissional, e o 10º entre times Brasileiros. O estudo compreende estatísticas de 2015 até 2019, levando em consideração os minutos jogados por atletas da base..
Em 2015, o Avaí já utilizava 12,2% de atletas da base, chegando ao percentual de 25% nos anos de 2018 e também 2019. Os percentuais em cada posição são: Goleiros (1%), Defensores (27%), Atacantes (34%) e Meias (37%).
“Esses números é a materialização de um sonho. lá atras a gente almejada muito o aproveitamento desses atletas na equipe profissional. E graças ao presidente, toda a sua diretoria e ao departamento de futebol sempre respeitaram esse planejamento interno do clube. A cada ano que passa o Avaí vai solidificando este aproveitamento. Vai se materializando nas campanhas, nas revelações , nas vendas e no retorno desportivo. O Avaí precisa muito desse processo, uma vez que ao nível de orçamento está bem abaixo das demais equipes. E uma maneira de conseguir se manter no processo é fazendo revelações desses atletas para gerar vendas. Isso muito nos gratificada sempre aumentando nossa responsabilidade de continuar e aumentar. Conseguir voos mais altos, vendas mais impactantes, aproveitamentos mais significativos. A gente fica muito contente com a evolução desse gráfico. E continuar para que o Avaí seja uma referência em revelações no Sul do país e também em nível nacional” destacou Diogo Fernandes, Coordenador de Futebol do Avaí, Diogo Fernandes.
Suporte importante para a atual gestão, a revelação de novos talentos tem um peso fundamental para o presidente Francisco José Battistotti. “Esta é uma vocação do Avaí, atuar como clube formador, reconhecido pela CBF. Nosso trabalho é focado na base, os últimos resultados em todas as categorias nos dão a certeza de que estamos no caminho certo, investindo cada vez mais em todas as categorias”.
No elenco atual, o Avaí tem 11 atletas que compões as equipes Sub-23 e Sub-20. São: Jonathan, Eduardo Kunde, André, Diogenes, Marcinho, Renato, Cabral, Lourenço, Ramon, Felipe, Zé Marcos.