Avaí faz homenagem aos idosos no domingo

Postado por: André Palma Ribeiro

O Avaí promove no Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro, próximo domingo, por ocasião do jogo diante do Atlético-GO, uma homenagem aos idosos pelo aniversário do seu dia, instituído pela Lei 11.433, de 28 de dezembro de 2006. Cada jogador entrará em campo com quatro idosos, totalizando 44 sócios em dia e acima de 60 anos sorteados pelo clube, em substituição aos mascotes mirins, que normalmente entram com a equipe azurra. É a homenagem do clube àquelas pessoas que muito contribuíram para a vida, Avaianos que sempre estiveram ao lado do clube e que merecem, na passagem do seu dia, a atenção de todos.

Estatuto do Idoso, de iniciativa do Projeto de lei nº 3.561 de 1997 e de autoria do então deputado federal Paulo Paim, foi fruto da organização e mobilização dos aposentados, pensionistas e idosos vinculados à Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (COBAP). Após seis anos tramitando no Congresso, o Estatuto do Idoso foi aprovado em setembro de 2003 e sancionado pelo presidente Lula no mês seguinte, ampliando os direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos.

No 1º dia do mês de outubro celebra-se então o Dia do Idoso no Brasil. Até 2006, o Dia do Idoso era comemorado no dia 27 de setembro. Isso porque, em 1999, a Comissão pela Educação, do Senado Federal, havia instituído tal data para a reflexão sobre a situação do idoso na sociedade, ou seja, a realidade do idoso em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade, aposentadoria e bem estar.

Segundo o presidente Francisco José Battitostti, preocupado com a atenção a quem já passou dos 60, registrar a passagem do Dia do Idoso no Brasil é um alerta para a necessidade de reflexão sobre como atender bem um grupo de brasileiros que ainda tem muito a contribuir. “Este registro num jogo importante para os Avaianos como o de domingo, diante do Atlético-GO, tem um significado especial. O futebol costuma reunir as velhas, atuais e novas gerações, pois geralmente aqui estão pais, filhos e netos Avaianos neste congraçamento do esporte”.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Raça da Base é campeã da 22ª Copa Catarinense de Futsal Sub-09

Neste domingo (16), a Raça do Sub-09 conquistou o título da Copa Catarinense de Futsal diante da APAMA, por 2

17/06/2024

Avaí/Kindermann vence o Atlético-MG fora de casa pelo Brasileirão

As Leoas enfrentaram o Atlético-MG na Arena Gregorão ontem (16), em confronto válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. A

17/06/2024