
O Avaí Futebol Clube e seus poderes constituídos lamentam, com pesar, o falecimento do jornalista e radialista Valter Souza, 80 anos, ocorrida na tarde desta quarta-feira (05/08). Perde o jornalismo estadual uma de suas grandes figuras, um personagem da cidade que fez história ao cobrir grandes eventos em Florianópolis, defendendo inúmeros prefixos.
Valter Souza cobriu como repórter muitos jogos do Avaí, time pelo qual torcia e chegou a ser sócio. Nunca deixou de lado seu profissionalismo. A Nação Avaiana está consternada e deseja aos seus familiares e amigos os sentimentos de todos neste momento triste. Valter Souza fazia da alegria a razão do seu viver, sempre com trocadilhos característicos e muito amor ao próximo.
Ele teve problemas de saúde agravados depois que sofreu um infarto e bateu o automóvel que dirigia. Atualmente vivia numa casa de repouso. Nunca deixou de ter contato com amigos e familiares.
Começou a carreira bem cedo na rádio Jurerê, em Florianópolis, em 1958. Dois anos depois foi para a rádio Jornal A Verdade. Depois passou por vários prefixos no Estado. Foi repórter da Rádio Diário da Manhã, hoje CBN Diário e depois da rádio Guarujá. Em 1966 começou na televisão e foi apresentador da TV Cultura dez anos depois. Na inauguração da RBS TV em Florianópolis, foi o primeiro repórter do Grupo no Estado.
A carreira de Valter Souza seguiu firme, pois outros dez anos se passaram e ele foi colunista, assinando a coluna Visor do Diário Catarinense. Foi coordenador do setor de rádio do Palácio do Governo. Ainda foi coordenador de jornalismo da TV Barriga Verde. Em 1998, foi coordenador de rádio do Governo e mais tarde passou a coordenador o sistema de rádio da Assembléia Legislativa.