O Avaí Mirins é um projeto de iniciação da base do Avaí F.C, criado em 2012, que engloba as categorias Sub-9, Sub-10, Sub-11, Sub-12 e Sub-13. Na equipe profissional do Avaí, são oriundos do projeto os jogadores Arthur Chaves, Modesto e Felipe Silva.
O objetivo do projeto é formar novos jogadores que possam brilhar nos gramados da Ressacada e crescerem como profissionais e cidadãos. Segundo o técnico das categorias Sub-12 e Sub-13, Lucas Colturato, além de serem a porta de entrada da maioria dos atletas, o Mirins também é onde há os primeiros contatos com o futebol, os primeiros ensinamentos técnicos, coordenativos e físicos, para que o atleta dê sequência em sua caminhada.
“Quando se trabalha em categorias mirins, é preciso tomar cuidado com tudo que se faz e fala, porque não são apenas atletas, são crianças. Apesar de já haver uma cobrança, até pelas famílias, a gente tem que ter cuidado para que isso não faça com que a criança se desmotive, e que a prática do futebol se torne desprazerosa para ela. A gente busca sempre cobrar de maneira mais leve, para que isso não se torne algo maçante e chato, e sim prazeroso” – afirma Lucas.
Atualmente o Mirins é coordenado por Marcelo Pereira, que fala da importância do projeto: “Eu estou há 10 anos dentro do Avaí, então eu tive oportunidade de passar por todas categorias como treinador e digo que o Avaí é muito feliz com essas categorias menores, com apoio que o clube dá. 70% dos atletas que a gente tem, do Sub-14 ao Sub-23, são oriundo das categorias menores, então é uma quantidade muito grande, cerca de 68 atletas”, aponta o coordenador.
Entre os títulos recentes do Avaí Mirins está a Copinha La Liguinha de Fut7, disputada em Joinville – SC, no dia 15 de agosto. O projeto foi campeão nas duas categorias do Sub-10, e vice-campeão do Sub-9. Atualmente o Avaí Mirins está competindo no Campeonato SulBrasileiro BGPrime 2021, nas categorias Sub-12 e Sub-13. O torneio é uma das principais competições de base da região Sul do país.