O Avaí participa da campanha 72 mil Tsurus pela Paz na partida deste domingo diante do Santos, no Estádio da Ressacada, às 19 horas. Voluntários entregarão aos torcedores na entrada do Estádio as aves-símbolo da paz. Esta é uma iniciativa da “Ação do Bem 1000 Tsurus por 1 Desejo”, criada em Campo Grande (MS) em homenagem às vítimas de Okinawa, Hiroshima e Nagasaki e em apoio à extinção das armas nucleares no mundo. Além da entrega dos Tsurus pela Paz para a torcida, os jogadores segurarão tsurus durante o hino nacional e após realizarão a entrega dos tsurus ao time adversário. As crianças que acompanham os jogadores estarão com um colar de tsurus.
A iniciativa 72 mil Tsurus pela Paz tem como ponto inicial fazer uma homenagem do Brasil às vítimas de Okinawa, Hiroshima e Nagasaki 72 anos pós Segunda Guerra Mundial. Com intuito de conscientizar a população sobre a importância da paz, não somente por meio da ausência de guerras, mas também por meio da paz interior e viver em harmonia.
As aves-símbolo da paz, boa sorte, saúde, longevidade e esperança começarão a ser entregues em jogos oficiais da Copa Libertadores e Campeonato Brasileiro. A entrega também será realizada em quatro cidades do país oriental: Saitama, Okinawa, Hiroshima e Nagasaki, as duas últimas vítimas dos únicos ataques com bombas nucleares contra civis.
Participaram da campanha cerca de 30 mil pessoas, em sete estados brasileiros (MS, DF, PR, SC, SP, RJ e PE), entre voluntários, moradores de comunidades de baixa renda, descendentes nikkeis e brasileiros, além de detentos e adolescentes em casas de recuperação para menores infratores.
A campanha teve como meta dobrar 72 mil tsurus, porém em 45 dias, superaram a meta e juntos conseguiram dobrar 103.164 tsurus. O número mostra que quando se tem um propósito, a união das pessoas faz a diferença em pouco tempo.
“Não é só dobrar um papel, é muito mais que isso. É reunir famílias, amigos e fazer novos amigos. É deixar o celular de lado por alguns minutos e se concentrar em pensar em boas coisas, sem reclamar. É você repensar nos seus sonhos de vida e na capacidade que você tem de aprender e de realizar qualquer coisa que se proponha a fazer. Sempre passo a passo, dobra por dobra você chega lá”, sem a união dos voluntários nada seria possível diz a idealizadora da campanha Lígia Oizumi.
Nos estádios, a entrega representará não somente uma homenagem às vítimas das bombas nucleares no Japão, mas também para conscientizar os presentes pela paz nos estádios, diante das últimas notícias lamentáveis de mortes de torcedores envolvidos em confrontos.
JOGOS
06/8 – Coritiba x Chapecoense – Entrega estimada de 16 mil tsurus (Estádio Couto Pereira em Curitiba/PR)
06/8 – Avaí x Santos – Entrega estimada de 11 mil tsurus (Estádio Ressacada em Florianópolis/SC)
10/8 – Santos x Atlético PR – Entrega estimada de 16 mil tsurus (Vila Belmiro em Santos/SP)
13/08 – Santos x Fluminense – Entrega estimada de 30 mil tsurus (Pacaembu em SP).