Avaí no aniversário da Base Aérea

Postado por: André Palma Ribeiro

Solenidade realizada na manhã desta terça-feira (23) na Base Aérea de Florianópolis   Foto: Divulgação

O Avaí cumprimenta a Base Aérea de Florianópolis pela passagem de seus 76 anos de existência, comemorados em solenidade na manhã desta terça-feira (23). O clube foi representado pelo Coronel José Cordeiro Neto, coordenador das categorias de base. A Base Aérea de Florianópolis é parceira importante do Avaí, principalmente na cessão de espaços e campos para treinamento das categorias de base e intercâmbio.

A Base Aérea de Florianópolis, atualmente é comandada pelo Coronel Antônio Ferreira de Lima Junior, e traça sua descendência do antigo Centro de Aviação Naval, criado a 10 de maio de 1923 para atender as atividades da antiga Aviação Naval. Todo o material de divulgação da Base conta um pouco de sua história, que confunde-se com a própria história de Santa Catarina.

Florianópolis, em seus primórdios, teve o privilégio de ser indicada como lugar ideal para campo de aviação pelos legendários pilotos franceses Hermoz, Saint-Exupery e Guillamet, que por aqui passavam, implantando com seus vôos transatlânticos, o “Correio do Sul”, fazendo seus pousos no então Campo do Campeche. Esta Base, com o decorrer dos tempos, recebeu diferentes nomes e várias missões e a sua posição privilegiada respondeu às crescentes necessidades provocadas pelo progresso aeronáutico.

Após a criação do Ministério da Aeronáutica em 20 de janeiro de 1941, passou à denominação de Base Aérea de Florianópolis pelo Dec. 3.302, de 22 de maio de 1941. Já em 1942 tomaria nova designação, ou seja, 14º Corpo de Base Aérea. No decorrer do ano de 1944, precisamente a 21 de agosto, era ativada como Base Aérea de 2ª Classe, pelo Dec. Lei 6.814. O aniversário, portanto, foi na segunda-feira (22), mas comemorado na manhã desta terça-feira (23).

Segundo o Coronel José Cordeiro Neto, o Avaí busca estreitar seus laços de amizade com estas entidades que estão aqui baseadas. Foi assim recentemente com a Polícia Militar de Santa Catarina, que também comemorou aniversário, e agora com a Base Aérea de Florianópolis. “O clube sente-se honrado em ter sido convidado para a solenidade e estar presente com trabalhos em parceria. O clube fica feliz em estar reforçando os laços de amizade”, completou.

Coronel Neto (C) ao lado do comandante da Base, Coronel Lima Junior    Foto: Divulgação

São 76 anos de história à serviço da segurança nacional       Foto: Arquivo Base Aérea

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí treina pra confronto contra o Brusque

O Avaí seguiu com a preparação para o confronto do final de semana. Nesta tarde de quinta-feira (22), o elenco

22/02/2024

Mascotes Mirins: Inscrições e orientações para Avaí x Brusque

O Avaí Futebol Clube informa as regras para o cerimonial de entrada dos Mascotes Mirins Avaianos para a partida do

22/02/2024