Avaí no lançamento do projeto Floripa Gol de Letra

Postado por: André Palma Ribeiro

Ministro do Esporte paraninfou o lançamento do projeto Floripa Gol de Letra            Foto: Divulgação / PMF

O Avaí participou na tarde desta sexta-feira (31), no Gabinete do Prefeito Gean Loureiro, do lançamento oficial do projeto “Floripa Gol de Letra”, que pela Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), permite a atletas dos dois clubes da capital, a partir dos 15 anos, concluírem o ensino fundamental. O clube foi representado pelo coordenador das categorias de base, Coronel José Cordeiro Neto. Participou da solenidade o Ministro do Esporte, Leandro Cruz.

A garotada azurra está tendo aulas, das 19h às 22h, na Escola Ildefonso Linhares, nos arredores do Estádio da Ressacada, no Sul da Ilha. Segundo o Coronel Neto, o Avaí abraçou o Educação de Jovens, Adultos e Idosos  (EJA) e participa do projeto com 12 alunos. “Para nós do Avaí é importante, pois além de formar atletas que terão um futuro promissor no futebol, formamos também cidadãos para a vida. E o estudo para estes jovens é fundamental”, destacou Neto.

Gol de Letra é uma expressão que na gíria do futebol caracteriza o gol em que o jogador trança as pernas, como quem faz a letra “X”, trocando de pé para chutar a bola. O coronel Neto acrescenta: “as pessoas se arrependem de duas coisas na vida: de deixar de trabalhar e de deixar de estudar. Por isso a importância da EJA”.

Depois das categorias de base, caso o atleta não seja selecionado para a equipe principal, ou acolhido em outra equipe, terá que parar de jogar. Muitos acabam em subempregos. Está aí um grande motivo para frequentar a EJA, alerta o prefeito. “O jovem deve estar preparado para ter alternativas fora e além do mundo do futebol”, salienta Gean Loureiro.

Os garotos acreditam que nasceram para serem jogadores profissionais. Querem enriquecer, melhorar a situação financeira de suas famílias e atuar pela seleção brasileira de futebol. Entram nas categorias de base de um clube e são submetidos a treinamentos semelhantes àqueles dos profissionais, com uma carga horária de dedicação de adultos, discorre o ministro do Esporte. A tendência é pensar mais na bola do que nos estudos. “A EJA vai cumprir um papel primordial na vida desses garotos”, diz Leandro Cruz.

Lucas da Costa Boneti tem 16 anos e é natural de Porto Alegre. É atacante titular da equipe sub-17 do Avaí, mas no momento não está jogando pois está machucado. Ele também já atuou pelo Internacional da capital gaúcha por seis anos. Para ele, que parou de estudar no 7º ano, a metodologia da EJA permite que os estudantes se sintam mais confiantes para se expressarem. “O projeto gera várias oportunidades quando muitos acham que é perda de tempo”, completa.

O modelo pedagógico da EJA, da Prefeitura de Florianópolis, leva em consideração o interesse do educando e sua trajetória de vida. A proposta está pautada na ideia de que é possível aprender a partir da busca pelo conhecimento. Legitima as perguntas realizadas pelos estudantes nas pesquisas desenvolvidas individualmente ou em grupo. Essas indagações são expressas por meio de problemáticas que se configuram como unidades de planejamento.

Os conteúdos são tanto decorrentes das habilidades e competências, como ler, escrever, calcular, comparar e resumir.
Natal Dias Araújo, coordenador do Núcleo Sul I da EJA, enfatiza que os alunos-atletas terão possibilidades de conceber pesquisas ligadas ao mundo do esporte e afins. “Isso fará com que os estudantes lidem dentro da sala de aula com a realidade futebolística”.

Núcleo EJA Avaí
Local: Escola Estadual Ildefonso Linhares – R. Ver. Osvaldo Bittencourt, 206 – Carianos
Horário de atendimento: 19h às 22h
Número de jogadores matriculados: 12
Número total de matriculados no núcleo: 26

Atletas de Avaí e Figueirense integrantes do projeto, no lançamento                          Foto: Divulgação / PMF

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí é superado pelo Vila Nova-GO em Goiânia

Na tarde deste domingo (14), o Avaí enfrentou o Vila Nova-GO, em partida válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro

14/07/2024

Confira o Guia da partida diante do Vila Nova-GO

Já está disponível o Guia da Partida para a disputa diante do Vila Nova-GO, válida pela 15ª rodada do Campeonato

13/07/2024