Avaí participa de tributo às vítimas do Holocausto

Postado por: André Palma Ribeiro


Na noite desta quarta-feira (09/11), o Avaí recebe no estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva (Ressacada), o Ceará-CE, em partida válida pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro Assaí Série A 2022. Na oportunidade, o Avaí se une a grandes equipes do Futebol Brasileiro e presta uma justa homenagem às vítimas do Holocausto.

Uma estrela amarela estará estampada na camisa do Avaí durante toda a partida, que inicia às 19 horas de hoje.

CONFIRA ABAIXO TEXTO DE APOIO PARA A IMPRENSA:

Futebol brasileiro se une para prestar tributo às vítimas de uma das maiores tragédias da humanidade
Iniciativa do Memorial do Holocausto relembra a Noite dos Cristais e leva Estrela de Davi para a camisa dos principais clubes do Brasil

Muitos dos principais times do futebol brasileiro estão unidos nesta semana em prol de uma causa que pretende chamar a atenção do público sobre um dos piores momentos da história da humanidade. A iniciativa tem como objetivo despertar a consciência das pessoas e evitar que se relativize ou se negue a existência do Holocausto, o massacre contra judeus realizado em meados do século XX, e colaborar para que fatos como esse nunca mais se repitam.

Na ação, os clubes da Série A do Brasileirão receberão do Memorial do Holocausto de São Paulo uma caixa composta por uma carta-convite, um livro, que conta a história dos sobreviventes que vieram para o Brasil, e uma cartela com Estrelas de Davi amarelas, feitas de adesivo autocolante para serem aplicadas nas camisas de jogo. A caixa traz a mensagem “Uma Estrela para Não Esquecer” e um texto que explica a importância desse símbolo, pelo qual os nazistas discriminavam os judeus – desde a identificação de seus comércios nas ruas ao uso nas roupas dos campos de concentração.

A ideia, elaborada pela agência Tech and Soul, é dar mais visibilidade ao trabalho do Memorial do Holocausto de São Paulo, para que ele continue mantendo viva a memória da humanidade sobre a tragédia que vitimou mais de 6 milhões de pessoas, e para que a história não caia no esquecimento.

O convite foi enviado aos 20 times da série A do Campeonato Brasileiro, para que eles utilizem as estrelas nos jogos da rodada do torneio nesta quarta-feira, 9 de novembro – com jogos ocorrendo também na terça-feira (8) e quinta-feira (10). A data é importante para a memória das vítimas do Holocausto, já que, nesse dia, em 1938, aconteceu o evento histórico Noite dos Cristais (Kristallnacht), que representou o começo da perseguição aos judeus pelos nazistas.

“O Memorial do Holocausto trabalha para manter viva a lembrança desse fato, uma das páginas mais absurdas da história da humanidade. No mundo inteiro, a comunidade judaica garante a manutenção e o destaque a lugares como esse, porque há cada vez menos pessoas ainda vivas que sofreram esse momento na pele. Por conta disso, muitas pessoas relativizam o tamanho da tragédia e alguns chegam a dizer que o Holocausto nunca existiu. O Memorial do Holocausto de São Paulo tem como missão guardar essa lembrança tão horrível para que isso nunca mais se repita, estimulando a visitação de escolas e espalhando o conhecimento sobre o evento, para que as pessoas tenham informação e, sobretudo, consciência sobre essa página triste da história da raça humana”, afirma Claudio Kalim, sócio e CEO da Tech and Soul.

Esta não é a primeira vez que o futebol é o caminho para o Memorial do Holocausto manter essas lembranças acessas. Em 2019, a Tech and Soul colaborou com uma ação em que os jogadores do Corinthians entraram em campo com uma estrela de Davi na camisa, em tributo às vitimas do Holocausto. Relembre aqui: https://youtu.be/CVyaQrRftW8.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Série B: Números na história de Avaí x Mirassol-SP

Na história – De acordo com o pesquisador e historiador oficial do Avaí Futebol Clube, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e

22/07/2024

Arbitragem para Mirassol-SP x Avaí, pela 17ª rodada

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou a arbitragem para a partida Mirassol-SP x Avaí, válida pela 17ª rodada do Campeonato

22/07/2024