Avaí preparado para sua 16ª estreia na Copa do Brasil

Postado por: Arthur Domingos

Wesley (23) poderá estrear na Copa do Brasil pela equipe principal. Bruno Silva (34) já conquistou a Taça e diz que pode ajudar com a experiência adquirida. | Foto: André Palma Ribeiro/Avaí F. C.

O Avaí se prepara para estrear pela 16ª vez na Copa do Brasil, em confronto contra o Palmas-TO, no estádio municipal Arnaldo Busato, na tarde desta quinta-feira (25), às 15h30, Cascavel-PR. E contará com a força de dois atletas que estampam a raça avaiana, os volantes Wesley, que se jogar, fará sua estreia, e Bruno Silva, já campeão e duas vice da competição. Já o técnico Claudinei Oliveira alerta para jogo único, onde todo cuidado é pouco. “A margem de erro é a mínima possível”, disse.

O Avaí orgulha-se de ter chegado à semifinal da competição, sendo eliminado pelo Vasco da Gama no dia 25 de maio de 2011. Uma competição nacional importante para a história e finanças do clube. A copa também traz retorno financeiro imediato ao clube, pois a cada avanço de fase, as cotas pagas são fundamentais. Com uma mescla de juventude e experiência no grupo, o primeiro passo inicia na tarde desta quinta-feira.

A primeira participação da equipe foi no ano de criação da Copa do Brasil, em 1989, após sagrar-se campeão Estadual em 1988, quando o Leão da Ilha ganhou a oportunidade de disputar o novíssimo torneio nacional. A estreia na primeira fase foi contra o Vitória-BA, em dois jogos, e o placar agregado foi de 2 a 1 para a equipe baiana. O gol avaiano foi de Marcos Severo.

Segundo o historiador e presidente do Conselho Deliberativo do Avaí, Spyros Apóstolo Diamantaras, o maior placar aplicado na competição foi por 4 a 1 e este resultado já se repetiu por quatro vezes. Contra o Ipatinga-MG, em 2011, Volta Redonda-RJ, em 2013, Naviraiense-MS, em 2014 e Real Ariquemes-RO, em 2019.

O recorde de avanço na competição pelo Avaí se deu no ano de 2011, quando chegou até as semifinais da competição e acabou sendo eliminado pelo Vasco da Gama pelo placar agregado de 3 a 1. Neste mesmo ano o Avaí teve dois atacantes entre os artilheiros da competição, William e Rafael Coelho marcaram cinco gols cada.

O volante Bruno Silva, que estava presente em 2011, tem a chance de escrever uma nova história com o clube,  agora em 2021. Mais experiente, o atleta falou sobre o avanço do time na Copa do Brasil daquele ano: “Em 2011 foi um ano que nós acreditávamos que poderíamos brigar pelo título. Tiramos grandes times naquela época como São Paulo, Botafogo e acabamos perdendo para o Vasco, depois de um empate em São Januário (1-1, no RJ e 0-2, na Ressacada). O Vasco acabou sendo o Campeão no confronto contra o Coritiba. Nosso ambiente era muito bom e de confiança. Fizemos um pacto que brigaríamos pelo título e cumprimos. Agora, nesse ano, acredito que podemos avançar bem, temos que ter esse pensamento”, disse Bruno Silva.

Com experiência de campeão, Bruno Silva acredita que pode acrescentar muito ao grupo e ajudar também atletas mais novos, caso de Wesley, que poderá fazer a estreia na competição pela equipe profissional: “É mais uma oportunidade de poder estar jogando. A Copa do Brasil é um campeonato que todo o atleta que está começando sonha poder jogar. E se Deus quiser, se eu conseguir estrear, que eu possa dar meu melhor e que a gente consiga sair com a vitória”, disse o atleta, que completou 23 anos no dia 6 de março.

O treinador Claudinei Oliveira também falou sobre a importância da competição para o clube e ressaltou a diferença entre as duas competições disputadas, Catarinense e Copa do Brasil: “É uma competição que dá muita visibilidade e também uma premiação muito boa. Então temos que chegar próximo do que fez o América-MG ano passado, por exemplo. Avançar várias fases para conseguir uma premiação boa e ajudar o clube financeiramente. A partir da terceira fase entram clubes que disputam a Libertadores, o que torna importante para avaliarmos em que nível está nossa equipe”, disse.

Sobre a “mudança de mentalidade” que uma equipe deve ter devido a diferença de uma competição de pontos corridos e um sistema de mata-mata, Claudinei Oliveira explicou: “Tem que haver mudanças, ainda mais nestes primeiros confrontos de jogos únicos. Temos que entrar ligados, pois a margem de erro é a mínima possível”, acrescentou.

Claudinei ainda citou a temporada anterior como exemplo: “Com pontos corridos, pode haver tempo de recuperar. Veja a Série B do ano passado, na reta final, quando ainda mantivemos a briga pelo acesso até o fim da competição. Quando cheguei a pontuação não parecia ser favorável e deu tempo de tentar recuperar e brigar até a última rodada. Na Copa do Brasil, em jogos únicos, temos que estar atentos, não dar brecha ao adversário e quando iniciar o mata-mata também manter a atenção, pois um jogo abaixo do rendimento pode comprometer toda a competição”, explicou.

Ainda sobre a Copa do Brasil, os maiores artilheiros do Leão no campeonato são, William com sete gols, Rafael Coelho e Rômulo com cinco, Anderson Lopes e Marquinhos Santos com quatro gols marcados cada.

Devido à Pandemia da Covid-19, a CBF mudou o local da partida entre Palmas e Avaí, que ocorreria no estado de Tocantins, para Minas Gerais, entretanto, após a mudança, um dia antes da partida ocorrer no dia 18 de março, houve proibição também no estado de Minas Gerais e a CBF mudou mais uma vez o local para o estado do Paraná. A partida ocorrerá na cidade de Cascavel-PR, nesta quinta-feira (24 de março).

*Todos os dados da matéria foram obtidos através do historiador do clube e presidente do conselho deliberativo, Spyros Apóstolo Diamantaras.

Claudinei Olveira conversa com o auxiliar-técnico, Gabriel Bussinger, antes do início da atividade que finalizou a preparação para a Copa do Brasil. | Foto: André Palma Ribeiro/Avaí F. C.

 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Chopp Azurra Pilsen em dobro na Ressacada

Na noite desta segunda-feira (27), quando o Avaí enfrenta o Goiás-GO a partir das 21h30, os torcedores do Avaí terão

27/05/2024

Atletas relacionados para a disputa diante do GOIÁS-GO

Confira os relacionados de Gilmar Dal Pozzo para o confronto diante do Goiás-GO. Avaí x Goiás-GO se enfrentam a partir

27/05/2024