O Núcleo de Desenvolvimento Humano do Avaí Futebol Clube promoveu, nesta segunda-feira (09), mais um importante momento de formação junto às comissões técnicas das categorias de base. Pelo quarto ano consecutivo, a assistente social Ana Carolina de Castro Freitas Santos participou de uma atividade formativa, conduzindo uma palestra voltada ao desenvolvimento humano e social no esporte.
Com 20 anos de experiência em políticas públicas, Ana Carolina é especialista em Direitos Humanos e atua como perita judicial nas Varas de Família e da Infância e Juventude. Ao longo de sua trajetória, também exerceu cargos de alta gestão, como Secretária Municipal de Saúde, Diretora de Direitos Humanos do Estado de Santa Catarina e Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/SC). Atualmente, contribui ainda para a área acadêmica como docente e coordenadora do curso de Serviço Social.
Durante o encontro, a palestrante compartilhou reflexões sobre a importância do trabalho com jovens atletas, destacando o papel do esporte na formação cidadã e na garantia de direitos. Para Ana Carolina, a atuação junto às categorias de base vai muito além do rendimento esportivo. “Eu aprendo muito. Trabalhar com a base, seja no futebol, seja no esporte de forma geral, é algo extremamente revelador. O esporte transforma”, afirmou.
Segundo ela, investir na formação humana dos atletas e na qualificação dos profissionais é um caminho essencial para gerar impacto positivo na sociedade. “Trabalhar com a base tem uma importância enorme, porque a gente desenvolve indivíduos a partir da formação de profissionais. E isso faz com que a sociedade, gradativamente, melhore. A gente entrega adolescentes protegidos, com direitos garantidos, cuida dos nossos profissionais e, de forma orgânica, o sucesso vem”, completou.
A relevância da parceria também foi destacada pelo coordenador das categorias de base do Avaí, Fabiano Pierri, que ressaltou a contribuição da palestrante para a qualificação do trabalho desenvolvido no clube. “A parceria com a Ana Carolina já é consolidada e extremamente valiosa. Ela traz reflexões que qualificam o trabalho das comissões técnicas, com foco na formação dos profissionais que cuidam diretamente dos nossos atletas, e reforça que formar atletas também é formar cidadãos. A experiência dela contribui muito para esse processo e esse entendimento é um pilar do Avaí, fazendo toda a diferença no desenvolvimento das nossas categorias de base”, destacou.
A psicóloga do Avaí, Aline Rechini, também enfatizou a importância do encontro para o alinhamento das áreas que atuam na formação dos jovens atletas. “Momentos como esse fortalecem muito o nosso trabalho cotidiano. A palestra da Ana Carolina contribui diretamente para o olhar integral sobre o atleta, reforçando a importância do cuidado emocional, da proteção e da garantia de direitos no processo de formação. Esse alinhamento entre as áreas é fundamental para o desenvolvimento saudável dos nossos jovens”, afirmou.
A parceria entre Ana Carolina e o Avaí reforça o compromisso do clube com a formação integral dos atletas, alinhando desempenho esportivo, responsabilidade social e proteção dos direitos de crianças e adolescentes. A iniciativa integra as ações contínuas do Núcleo de Desenvolvimento Humano, que busca fortalecer o ambiente educativo e formativo dentro das categorias de base do Leão da Ilha.


