O Avaí finalizou a preparação nesta manhã de sexta-feira (12). A equipe iniciou cedo as atividades de hoje e às 8h os atletas já estavam no gramado da Ressacada para a atividade. O último treino do Leão da Ilha para enfrentar o Guarani, no sábado, às 16h30, no estádio Brinco de Ouro, em Campinas-SP, foi um trabalho leve de dois toques em campo reduzido. O treino foi marcado por muitos gols e o ambiente leve entre os permaneceu até o fim do treinamento.
De acordo com o pesquisador e Presidente do Conselho Deliberativo do Clube, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e Guarani-SP se enfrentaram onze vezes na história. O retrospecto aponta quatro vitórias do Leão da Ilha, três empates e quatro Guarani. O Avaí fez 17 gols e o Guarani 21 gols.
A partida ganha tem um caráter especial para o todos avaianos. O Leão briga para permanecer no G4 e abrir vantagem dos concorrentes, já a equipe do interior paulista busca ficar entre os quatros em caso de vitória. O Avaí está na 4ª colocação e tem 48 pontos marcados, já o Guarani tem 45 pontos e está no 5º lugar da tabela.