Ainda no mês de maio, vai a votação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina o Projeto de Lei (PL) 27/2015, que determina aos clubes de futebol sediados em Santa Catarina que assegurem matrícula em instituição de ensino aos jogadores menores de 18 anos.
Se aprovada a Lei, os Clubes terão que “garantir a matrícula, a frequência às aulas, além de acompanhar e exigir o satisfatório aproveitamento escolar dos jovens”. Além disso, cada instituição terá que comprovar o cumprimento mediante o envio dos comprovantes de matrícula (anualmente) e atestados de frequência escolar dos jogadores (semestralmente) à Federação Catarinense de Futebol, que se encarregará de encaminhá-los à Secretaria de Estado da Educação e à Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.
O Avaí já faz um trabalho de referência em Santa Catarina, proporcionando “formar o cidadão para o futuro”, e pôde mostrar este trabalho na manhã desta segunda-feira (16), quando uma equipe de reportagem da Assembleia Legislativa esteve na Ressacada.
Na oportunidade, a reportagem entrevistou a Psicóloga do Avaí, Srta. Fernanda Schweitzer Almeida Pereira, e também alguns atletas da categoria Sub 15.
“O trabalho que já realizamos aqui no Avaí vem ao encontro do que determina a PL que vai à votação. Se aprovada, não teremos dificuldades em cumprir, tendo em vista que já atendemos aproximadamente 100 atletas, com acompanhamento em dois Colégios”, comentou Fernanda.
Fernanda explicou que no Avaí, os atletas precisam estudar para que tenham oportunidades no Clube.
“Mostramos para nossos atletas que é importante estarem prontos para o futuro, caso não consigam chegar a equipe Profissional. Neste sentido, falamos que não basta ser bom na bola, tem que ser bom com a caneta e caderno na mão”, finalizou Fernanda Pereira.