Avaí realiza a 10ª Jornada Médica a partir de 24 de agosto

Postado por: André Palma Ribeiro

O auditório da Ressacada será palco da 10ª Jornada do Departamento Médico do Avaí Futebol Clube, projeto coordenado pelo médico Luis Fernando Funchal, a partir do dia 24 de agosto, sexta-feira da próxima semana. Serão três dias (24,25 e 26.08) de palestras e debates sobre nutrição, cirurgia de joelho e fisioterapia, com a presença de especialistas de todo o país. A novidade nesta edição será a transmissão pela TV Avaí, canal no YouTube e replicado nas redes sociais do clube.

É a décima edição seguida do evento, sempre com novidades, como destaca o chefe do Departamento Médico do Avaí, Luis Fernando Funchal. “É um passo importante neste nosso trabalho, sempre valorizando a evolução que os clubes apresentam em todas estas área de atuação. O Avaí é pioneiro com esta iniciativa, valorizando o profissional da área médica, da nutrição e da fisioterapia”.

A abertura do evento acontece às 14 horas do dia 24 de agosto, com a palestra do médico Funchal. Neste dia, o tema será Nutrição, com a coordenação do nutricionista Guilherme Rosa, que fará palestra sobre Suplementação Esportiva do Atleta Profissional. Também serão abordados temas como Riscos para Suplementação e Doping, e Estratégias Nutricionais para Hipertrofia, com o nutricionista Braian Cordeiro. Na pauta de assuntos deste dia, teremos ainda a Elaboração de Cardápio para Atletas e Medicina Chinesa Aplicada ao Esporte.

No sábado, dia 25, o destaque fica por conta da Jornada Litoral de Cirurgia de Joelho, a partir das 8h30min. A primeira palestra será sobre Anatomia do Compartimento Medial e em seguida Diagnóstico por Imagem. Os temas serão todos correlatos. Às 10h30min ocorre uma mesa-redonda com convidados, seguida de discussão com os participantes e perguntas online. O evento deste dia inteiro de palestras e debates vai até 17h30min.

O encerramento da Jornada Médica será no domingo, dia 26 de agosto, com o tema Fisioterapia Esportiva. Às 9h20min, palestra sobre Laser Terapêutico no Futebol. Durante a manhã ainda teremos uma palestra sobre Acupuntura no Futebol e Monitoramento de carga de treino e associação com risco de lesão, com Pedro Mohr, fisiologista do Avaí FC. O encerramento está previsto para 16 horas, depois de uma mesa redonda sobre Avaliação Biomecânica no Futebol

Em 2017, a Jornada Médica do Avaí foi realizada como complemento do CBF Social e CBF + Saúde, workshop que o Avaí sediou com a realização da CBF e parceria da Federação Catarinense de Futebol. O médico Luis Fernando Funchal, criador e organizador da Jornada Médica, deixou claro que este é o caminho para a evolução do departamento médico dos clubes de futebol, com o pioneirismo do Avaí na área médica.

Há 19 anos no clube, Luis Fernando Funchal destaca a maturidade do Avaí em realizar um evento com este porte. “Conseguimos construir uma jornada que mostra qualidade científica e organizacional. O clube tem esta vertente de educação continuada. Gostaríamos que todos os clubes brasileiros tivessem a mesma ideia que a nossa. A gente sempre chama os outros clubes e o objetivo é fortalecer o futebol catarinense e do país nestas áreas”, concluiu Funchal.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí é superado pelo Vila Nova-GO em Goiânia

Na tarde deste domingo (14), o Avaí enfrentou o Vila Nova-GO, em partida válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro

14/07/2024

Confira o Guia da partida diante do Vila Nova-GO

Já está disponível o Guia da Partida para a disputa diante do Vila Nova-GO, válida pela 15ª rodada do Campeonato

13/07/2024