Avaí valoriza a sustentabilidade no Dia Mundial do Meio Ambiente

Postado por: André Palma Ribeiro

Avaí terá 100% de energia limpa, tornando-se autossustentável                        Foto: Divulgação / Avaí FC

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste sábado (5), uma reflexão para ações sustentáveis e de preocupação com a preservação da natureza pelo Avaí, cuja gestão é focada em conservar e preservar o meio ambiente. Ao longo de sua história de 97 anos, o Avaí realizou e segue com ações importantes de conscientização da comunidade para a necessidade de proteger o meio ambiente.

A última ação do clube foi aderir ao sistema de geração de energia solar (fotovoltaica), passando a ser autossustentável, com 100% de energia limpa. As placas que produzirão energia solar já começaram a ser instaladas no Estádio da Ressacada e todo o sistema de geração estará pronto em aproximadamente 45 a 60 dias. Uma parceria com a empresa Prisma Energia Solar, que está executando o projeto, viabilizou este caminho de economia e valorização do meio ambiente.

O Avaí fechou todo o Centro de Formação de Atleta (CFA) e a urbanização em seu entorno, fez com que fossem plantadas mudas de árvores nativas ao longo de toda a calçada. Inclusive, junto às bilheterias, em frente à Fair Play, foi plantada uma muda de Timbaúva, árvore de crescimento rápido, que fornece boa sombra na primavera e verão e perde folhas no inverno, deixando a luz do sol passar. Uma árvore bastante apropriada para arborização de regiões com estações bem marcadas.

O Leão da Ilha ainda tem parceria para tratamento de água e efluentes com a empresa Metta Ambiental. Os serviços especializados no tratamento de água e efluente são: a) Monitoramento da Estação de Efluentes; b) Tratamento e desinfecção das ponteiras; c) Instalação de válvulas de controle de vazão nos pontos de uso de água potável; d) Instalação de filtros para eliminação de bombonas de água; e) Inspeção hídrica.

Há dois anos o Avaí inaugurou sua nova iluminação com investimento em tecnologia de LED. Substituiu as antigas lâmpadas de multivapores por novas e modernas lâmpadas LED´s da Philips, elevando quantidade de lux (iluminação emitida), passando de 350 lux para 960 lux. Reduzindo assim consideravelmente o gasto com energia elétrica e adaptando-se às necessidades ambientais.

Em 2013 o Avaí lançou o projeto Avaí Sustentável que consistia no plantio de três mudas de árvore a cada gol feito pelo Leão no Campeonato Brasileiro daquele ano. O time fez 49 gols no Brasileiro. O projeto Avaí Sustentável fez parte da programação dos 91 anos do Clube, com o plantio de mais de 50 mudas de árvores no Parque Municipal do Maciço do Morro da Cruz.

Não podemos voltar no tempo, mas podemos cultivar árvores, tornar nossa cidade mais verde, renovar nossos jardins. É o Avaí. Viva o Meio Ambiente!

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Chopp Azurra Pilsen em dobro na Ressacada

Na noite desta segunda-feira (27), quando o Avaí enfrenta o Goiás-GO a partir das 21h30, os torcedores do Avaí terão

27/05/2024

Atletas relacionados para a disputa diante do GOIÁS-GO

Confira os relacionados de Gilmar Dal Pozzo para o confronto diante do Goiás-GO. Avaí x Goiás-GO se enfrentam a partir

27/05/2024