Avaí vence o Guarani e encosta no G4 rumo à Série A

Postado por: André Palma Ribeiro

Alemão marcou o primeiro gol do Avaí na vitória por 2 a 1 frente ao Guarani – Foto: André Palma Ribeiro / AVAÍ F.C.

O Avaí continua forte! Vamos Vamos Avaí! Em confronto decisivo para se manter vivo na busca por uma vaga na Série A de 2021, o Avaí venceu, na noite deste sábado (23/01), o Guarani-SP, pelo placar de 2 a 1, e manteve o foco no acesso.

Em disputa válida pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B 2020, Avaí e Guarani-SP iniciaram a partida com um bom futebol apresentado, apesar do gramado bastante pesado devido as chuvas que caíram em Florianópolis durante os últimos oito dias.

A primeira grande oportunidade da disputa foi aos 17 minutos. Um lá e cá, daqueles que o torcedor gosta. O Guarani-SP chegou com perigo. Glédson fez a defesa parcial. No rebote, Murilo Rangel ficou com a bola e disparou o chute, mas Alemão salvou na pequena área.
Na sequência do lance, também aos 17 minutos, o Avaí desceu em um rápido contra-ataque. Getúlio avançou, cortou o marcador e finalizou, mas o goleiro Gabriel Mesquita fez a defesa.

GOL DO AVAÍ
Foi dele. Alemão, – que salvou o Avaí na grande oportunidade do Bugre -, fez 1 a 0 no placar. Aos 21 minutos, após cobrança de escanteio pela esquerda. Vinícius Leite coloca a bola na área. Alemão subiu mais do que todo mundo e, de cabeça, fez a alegria da Nação Avaiana.

Ainda no primeiro tempo, o visitante teve duas boas oportunidades para igualar o placar, mas a bola foi na trave e no travessão. A primeira na trave foi aos 24 minutos. Pablo chutou e por sorte ela não entrou. Logo depois, aos 29 minutos, foi a vez de Eliel chutar firme, mas a bola explodiu no travessão.
Já aos 45 minutos, o Avaí quase que marca o segundo. Edilson cobrou falta pela direita. A bola foi na área, desviou no zagueiro e ia entrando, mas o goleiro Gabriel Mesquita se esticou e evitou o balançar das redes.

Na etapa final, o Guarani-SP chegou ao empate logo aos sete minutos. Júnior Todinho bateu cruzado. A bola desviou na cabeça de Alemão e morreu no fundo do gol de Glédson. (O árbitro Diego Pombo Lopez -AB-BA anotou na súmula gol contra de Alemão).

Buscando o gol da vitória, o Avaí chegou com perigo aos 17 minutos. Renato recebeu uma ótima bola de Vinicius Leite, invadiu a área e finalizou, mas por cima da trave.
Aos 29, no primeiro lance no jogo de Bruno Silva, que entrou no lugar de Vinícius Leite, o Leão quase fez o segundo. A bola foi cruzada na área. Bruno foi nela, mas não conseguiu empurrar para dentro do gol.

Já no fim do jogo, aos 40, o Avaí teve uma grande oportunidade. Em lançamento de longa distância, Jobathan recebeu sozinho e avançou. O goleiro saiu da área e dividiu a bola com o atacante do Avaí, tirando o perigo.

NA TRAVE
Jonathan recebeu na entrada da área, girou e chutou, já aos 45 minutos da etapa final. A bola bateu na defesa e sobrou para Jô. Ele ajeitou e disparou uma bomba, que explodiu na trave do canto esquerdo do goleiro.
Na sequência, aos 48, falta violência em cima de Jonathan, e expulsão de Walter. Antes da cobrança, confusão entre jogadores com empurra-empurra. Quando o jogo iria recomeçar, Edilson também foi expulso, por reclamação.
Com a bola rolando, o árbitro deu mais dois de acréscimos, além dos cinco que já tinha assinalado.

GOL DO AVAÍ NOS PÉS DOS GAROTOS DA BASE
Foi aos 45+7`, no último lance do jogo. Nossa Senhora da Ressacada! Que gol. Em jogada de muita velocidade, Getulio viu Jô entrando na área e tocou. De primeira Jô rolou para Jonathan bater cruzado e fazer números finais na vitória do Avaí, por 2 a 1, na Ressacada.

NA HISTÓRIA
De acordo com o pesquisador e Presidente do Conselho Deliberativo do Clube, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e Guarani-SP se enfrentaram quatorze vezes na história. O retrospecto aponta seis vitórias do Leão da Ilha, três empates e cinco vitórias do Guarani-SP. O Avaí fez 22 gols e o Guarani 25 gols.

PRÓXIMO JOGO
Será no dia 29 de janeiro (sexta-feira), diante do América-MG. A disputa, – que é válida pela 38ª (última) rodada da Série B -, será às 21h30, no estádio Independência, em Belo Horizonte, em Minas Gerais. A Confederação Brasileira de Futebol ainda não divulgou a arbitragem para este importante jogo.

Foto: André Palma Ribeiro / AVAÍ F.C.
Foto: André Palma Ribeiro / AVAÍ F.C.
Comemoração do gol de Jonathan que deu a vitória ao Avaí – Foto: Frederico Tadeu / AVAÍ F.C.

FICHA TÉCNICA:
Jogo: Avaí 2×1 Guarani-SC
Competição: Campeonato Brasileiro Série B 2020
Data: 23/01/2021 – Hora: 18h30
Estádio: Ressacada – Local: Florianópolis-SC

ÁRBITROS EM CAMPO
Árbitro: Diego Pombo Lopez -AB-BA
Árbitro Assistente 1: Elicarlos Franco de Oliveira-AB-BA
Árbitro Assistente 2: Jose Carlos Oliveira dos Santos-AB-BA
Quarto Árbitro: William Machado Steffen-AB-SC
Analista de Campo: Vayran da Silva Rosa-CBF-SC

PÚBLICO E RENDA
Portões fechados devido à pandemia da Covid-19.

ESCALAÇÃO DO AVAÍ
Glédson; Edílson, Alemão, Betão e João Lucas; Pedro Castro, Ralf (Iury) e Renato (Jô); Vinícius Leite (Bruno Silva), Getúlio e Rômulo (Jonathan).
TÉCNICO: Claudinei Oliveira

ESCALAÇÃO DO GUARANI-SP
Gabriel; Pablo, Wálber, Didi e Eliel (Erick Daltro); Rickson, Marcelo (Romércio) e Murilo Rangel; Renanzinho (Rafael Costa), Waguininho e Júnior Todinho (Cristovam)
TÉCNICO: Felipe Conceição

GOL
AVAÍ: Alemão, aos 21`1T e Jonathan, aos 45+7`2T
GUARANI-SP: Alemão (contra), aos 7`2T

CARTÕES AMARELOS
AVAÍ: Rômulo
GUARANI-SP: Marcelo, Eliel

CARTÕES VERMELHOS
AVAÍ: Edílson (direto)
GUARANI-SP: Wálber (direto)

CONFIRA A ENTREVISTA PÓS JOGO DE CLAUDINEI OLIVEIRA

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Conselho Deliberativo do Avaí Futebol Clube amplia participação dos sócios no debate sobre SAF

Possibilidade de atração de investimentos, discutida desde 2022, já foi tema de duas comissões, palestras e seminários O Conselho Deliberativo

Avaí vence o Clássico no Sub-17 e empata no Sub-15 fora de casa

A tarde desta quarta-feira (09) foi de Clássico com saldo positivo para a Raça da Base. Em jogos válidos por

10/07/2025