TCC sobre a Ressacada do avaiano Guto

Postado por: André Palma Ribeiro

O sonho de Augusto Delfino é se tornar técnico de futebol                                  Foto: Site Unisul

O Avaí se sente honrado por ter sido o foco do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do avaiano e acadêmico de Educação Física da Unisul, Campus Grande Florianópolis, Augusto Delfino, apresentado na manhã desta quarta-feira (28), no auditório da Universidade, na Pedra Branca. O tema do trabalho, resultado de cinco anos de curso, foi sobre Qualidade dos Serviços prestados no Estádio da Ressacada, orientado pelo professor Rafael Andreis e teve como banca a professora Maria Letícia Knorr, coordenadora do Curso de Educação Física e a professora Fabiana Figueiredo.

Augusto Delfino, 24 anos, mantém desde 2009 o Blog do Guto, sempre ao lado do Leão, onde escreve sobre o seu time do coração. Seu último post foi sobre o julgamento do capitão Marquinhos, seu ídolo, pela expulsão diante do Flamengo. Difícil deixar de comparecer à Ressacada para um jogo do Avaí. Ao falar ao site do Avaí, Augusto Delfino disse que “esta conquista representa o início de um grande sonho que é o de me tornar técnico de futebol. Vou batalhar muito para que este sonho se torne realidade”, enfatizou.

A conquista de Augusto Delfino é um exemplo de superação para todos, uma vez que ele é portador de paralisia cerebral. Poderia ser um fator para limitar suas atividades, mas com o apoio de todos, principalmente dos companheiros inseparáveis, que são seus pais Rute e Marcos Antonio, ele conseguiu realizar o sonho de cursar Bacharelado em Educação Física. No material publicado pela Unisul, fica claro como Guto conseguiu chegar ao seu objetivo. Ele assistiu a todas as aulas, das teóricas às práticas, inclusive as que incluíam os esportes radicais, sempre apoiado pela família e profissionais especializados.

Para a apresentação desta quarta-feira, no auditório da Unisul, Campus Grande Florianópolis – Pedra Branca, onde cerca de 200 pessoas, entre estudantes, professores, amigos e convidados especiais, Augusto teve o auxílio de um computador com tecnologia adaptada para áudio, uma vez que ele não fala. Os amigos e professores presentes a apresentação foram fundamentais para a conquista do seu objetivo. Agora, a colação de grau será no dia 16 de setembro, oportunidade em que será homenageado pelo Leão da Ilha. Segundo a Unisul, Augusto Delfino se tornará o primeiro paralisado cerebral a colar grau em Bacharelado em Educação Física do Brasil.

No material distribuído pela Universidade, a professora Maria Letícia Knorr, coordenadora do curso de Educação Física da Unisul, destaca a conquista do estudante e que proporciona orgulho em todos que acompanharam o dia-a-dia dele na Universidade. “Foi um desafio para todo o grupo docente e os colaboradores que trabalharam com a acessibilidade na universidade e que adaptaram todos os processos de modo a receber e formar com qualidade o acadêmico”.

Ainda no material, a declaração de dona Rute Delfino, mãe do avaiano Guto: “sempre foi um apaixonado por esporte, e que assistia todos os programas de televisão sobre qualquer atividade esportiva, principalmente futebol e os jogos do Avaí. “O Augusto sempre teve o sonho de trabalhar com futebol, mas foi a determinação dele que fez com que chegasse até aqui”, completa.

Com o ídolo Marquinhos na Ressacada      Foto: Rute Delfino / Arquivo Pessoal

 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí finaliza preparação para enfrentar o Sport Recife neste sábado

Nesta tarde de sexta-feira (6), o Avaí finalizou a preparação para a partida de amanhã. O elenco trabalhou no gramado

06/09/2024

Leoas treinam visando confronto pelo Campeonato Catarinense

O Avaí Kindermann enfrenta neste domingo (08) o Floresta-SC, em partida válida pela 2ª rodada do campeonato estadual. O jogo

06/09/2024