Balanço da 2ª Jornada Médica

Postado por: André Palma Ribeiro

A 2ª Jornada do Departamento Médico do Avaí Futebol Clube e a 5ª Jornada Litoral de Cirurgia do Joelho fecharam com saldo positivo. O evento, realizado neste sábado, dia 27, na Ressacada, trouxe à tona a discussão sobre o tema: “O Joelho Degenerativo do Atleta de Futebol”.

Médicos renomados das regiões Sul e Sudeste do país participaram dos debates e puderam trocar experiências práticas do dia a dia, principalmente nas área de artroscopia, traumatologia e ortopedia.

O evento foi aberto pelo médico Luiz Fernando Funchal, coordenador de Saúde Desportiva do Avaí. Pela manhã, ocorreu a apresentação do Dr. Sandro Costa, ex-médico da base do Internacional, que expôs o case da jogadora de vôlei de praia Juliana que em 2008 passou por um processo grave de recuperação do joelho. Dr. Sandro palestrou sobre os riscos e benefícios da meniscectomia.

A palestra seguinte coube ao Dr. Fábio Krebs que explicou sobre os riscos e benefícios da sutura meniscal, procedimento que faz parte da cirurgia e recuperação do joelho do atleta. Dr. Fábio é o atual coordenador do Instituto de Medicina do Esporte do Grêmio e o coordenador médico da sede Porto Alegre na Copa de 2014.

O médico elogiou a jornada promovida pelo Avaí e prometeu levá-la para o Grêmio. “É preciso exaltar e reconhecer este evento realizado pelo Avaí que reúne profissionais da área médica e dá a oportunidade para discutirmos as ações do dia a dia. Além disso, cada um pode passar um pouco de suas experiências práticas. Vou sugerir ao Grêmio que faça o mesmo tipo de evento”, salientou Fábio Krebs.

A manhã de debates foi finalizada com a exposição do tema “O que aprendi na Meniscopatia do Atleta”, através do médico gaúcho João Fernando Pozzi, especialista em Ortopedia e Traumatologia.

Condropatia na segunda mini conferência

Após o almoço na Área Vip da Ressacada, os médicos retomaram as discussões com o tema “Condropatia no Atleta de Futebol: O que fazer? Como fazer? Quando fazer?”. O Dr. Sandro Costa expôs a sua visão e experiência em relação aos atletas da categoria de base. Em seguida, coube ao Dr. Fábio Krebs mostrar detalhes da condropatia nos atleta profissionais. Por fim, o Dr. João Fernando Pozzi relatou os casos envolvendo os ex-atletas profissionais.

A segunda mini conferência seguiu com uma mesa redonda moderna. O encerramento da jornada médica contou com a presença do Vice-Presidente do Avaí Futebol Clube, Dr. Nílton Macedo Machado, que agradeceu a todos pela presença e projetou novos encontros. “O Avaí se consolidou como a casa dos médicos esportivos do Brasil. Esperamos novos encontros nos próximos anos”, afirmou o vice-presidente.

O coordenador da 2ª Jornada Médica do Avaí, o médico Luis Fernando Funchal, avaliou como positivo o evento e projetou uma edição ainda maior para 2014. “O saldo é extremamente positivo, pois a cada ano estamos nos atualizando e trocando experiências fantásticas nessa conferência da Ressacada. Devido ao engrandecimento da jornada, vamos tomar todos os esforços para que a terceira edição seja ainda maior”, disse Funchal.

As jornadas tiveram o apoio do Avaí Futebol Clube, da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ), da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (SBRATE) e da APSEN Farmacêutica.

Foto: Vandrei Bion
Foto: Vandrei Bion
Foto: Vandrei Bion

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Série B 2024: Serviço de jogo e promoções para Avaí x Goiás-GO

Vamos lotar a Ressacada com a Raça toda! Nesta segunda-feira (27), o Time da Raça tem um encontro marcado com

25/05/2024

Avaí e Rotary Clube Florianópolis assinam Termo de Cooperação

O instrumento jurídico tem por finalidade ampliar as ações conjuntas que as entidades já vêm realizando em prol da sociedade.

24/05/2024