Blog da Gestão #4 – Feliz Natal, Nação Avaiana

Postado por: Júlio César Heerdt

Olá, Nação Avaiana. 

Todos os dias – mais de uma vez ao dia – tenho conversado com o Diretor de Futebol, Eduardo Freeland, para acompanhar o andamento das negociações com atletas que vão fazer parte do elenco do Avaí em 2024. Esta semana não foi diferente. Anunciamos a contratação do atacante Maurício Garcez, que em 2022/23 fez 52 jogos e 13 gols, e a renovação do contrato com Douglas Bacelar. Além disso, avançamos nas conversas com outros atletas que nos interessam. 

As discussões sobre nomes e condições para contratação têm a participação também de profissionais da comissão técnica, do setor de análise de desempenho e do vice-presidente, Luciano Kowalski. Temos dois grandes objetivos para 2024: sermos muito competitivos no Campeonato Catarinense e conquistar o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro.

Estamos dando passos importantes para fortalecer o Avaí dentro e também fora de campo. Na última reunião do ano do Conselho Deliberativo, tivemos a oportunidade de apresentar o Plano de Ação para 2024. Resultado de muito trabalho e planejamento, o documento aponta a direção que precisamos seguir para a reconstrução de um clube cada vez mais forte e organizado. 

O mais importante: além das metas que pretendemos alcançar, o plano define ações objetivas que serão implementadas em diversas áreas, como gestão de pessoas, tecnologia, relacionamento com o torcedor, fortalecimento da marca, sustentabilidade financeira e formação de atletas. 

A apresentação ao Conselho foi feita pelo diretor executivo do clube, Lucas Pedrozo, que vai atuar sob minha coordenação para garantir a execução do que planejamos. Para a formação de atletas, por exemplo, vamos desenvolver junto com o Departamento de Futebol um programa de acompanhamento muito próximo da performance do trabalho nas categorias de base. O fortalecimento da marca passa pela melhoria e abertura de nova loja do clube e pela busca de mais oportunidades de parceria com patrocinadores. Também buscaremos melhorias na gestão dos bares que funcionam na Ressacada e criaremos ações para atrair mais sócios para o clube. 

Na mesma reunião, os Conselheiros do Avaí aprovaram a proposta orçamentária do clube para o próximo ano. O documento não inclui no item receitas os recursos que vamos receber da Liga Forte União. A decisão está alinhada às boas práticas da contabilidade e tem impacto direto na previsão de resultado financeiro do próximo ano. Isso porque ainda não há consenso sobre a melhor forma de contabilizar esses recursos no orçamento, situação que deve mudar ao longo do ano.

Fundamental destacar que conseguimos fazer uma proposta condizente com a política de seriedade e planejamento que implementamos e que nos permitiu mantermos o pagamento dos salários em dia ao longo dos últimos dois anos e reduzir o endividamento. O pagamento de dívidas e a manutenção dos salários em dia, compromissos que assumimos em 2022, permanecem válidos em 2024. Por isso, a proposta de orçamento aprovada prevê a destinação de parcela importante de recursos, aproximadamente R$ 11 milhões, para pagamento de débitos pendentes ao longo do ano. 

O Avaí é uma marca centenária, capaz de despertar grandes paixões. Na quarta-feira, em uma longa reunião de trabalho, debatemos com as equipes de comunicação e marketing uma série de ações que vamos pôr em prática em 2024 para buscar mais receitas para o clube. Teremos novidades importantes na venda de produtos com a marca Avaí e em ações publicitárias. Também estudamos melhorias na captação de sócios e mudanças no programa Sócio Leão da Ilha. 

A mobilização da torcida teve papel essencial para a manutenção do Avaí na Série B do Campeonato Brasileiro em 2023. Nos momentos mais difíceis, a arquibancada não abandonou o clube. Pelo contrário: o movimento Um Por Todos, Todos Por Um ganhou forma justamente quando mais precisávamos de apoio. 

O relacionamento com o torcedor é uma grande preocupação da gestão. Desde o início do mandato, tenho a alegria de contar com o apoio da Kaká de Paula como uma dedicada coordenadora de relacionamento com o torcedor do Avaí. Atenta aos detalhes e sempre disposta a ouvir sugestões que vêm das arquibancadas, ela tem contribuído – e muito – nas melhorias que precisamos fazer para agradar nosso patrimônio mais valioso: a Nação Aavaiana. Obrigado, Kaká! 

Quero aproveitar para desejar a todos um Feliz Natal, e em especial aos Avaianos e Avaianas, com muita saúde e realizações. Um abraço a todos.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Nota oficial: Veto Parcial à Lei Geral do Esporte

O Congresso Nacional prosseguirá, nesta terça-feira (28.05.24), com a análise do Veto Parcial à Lei Geral do Esporte, promulgada em

28/05/2024

Avaí vence o Goiás-GO e entra no G4

Na noite desta segunda-feira (27), o Avaí recebeu o Goiás-GO em partida válida pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro Série

27/05/2024