Na história – De acordo com o pesquisador e Presidente do Conselho Deliberativo do Avaí, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e Chapecoense se enfrentaram 159 vezes na história. O retrospecto aponta 55 vitórias do Leão, ocorreram 45 empates e 59 vitórias do time de Chapecó. O Avaí fez 190 gols e sofreu 179.
Primeiro jogo – A primeira partida entre Avaí e Chapecoense ocorreu no saudoso Estádio Adolfo Konder em um jogo pelo Campeonato Catarinense, no dia 27 de novembro de 1974. Empate em 1 a 1, com Toninho marcando para o Leão, e Xaxim para a Chapecoense. O árbitro foi Pedro Zimmer, de Santa Catarina.
Último confronto – Ocorreu em 08 de dezembro de 2020 (terça-feira), às 21h30, no estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva (Ressacada), em Florianópolis-SC. Vitória da Chapecoense, por 2 a 0, em disputa válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B 2020. Na ocasição os gols foram anotados por Paulo, aos 11’1ºT, e por Roberto, aos 36’2ºT. Esteve no apito o árbitro Sávio Pereira Sampaio, auxiliado por Daniel Henrique da Silva Andrade e por José Reinaldo Nascimento Junior, todos do Distrito Federal. A quarto árbitro foi Charly Wendy Straub Deretti e o analista de campo Cantucho João Setúbal.
Próximo confronto – Será no dia 11 de março de 2021, em disputa válida pela 2ª rodada (atrasada) do Campeonato Catarinense Série A 2021. O mando de campo é da Chapecoense, mas a bola vai rolar, às 16h, no estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí. Um decreto municipal proibe a realização de partidas de futebol em Chapecó em função da Pandemia da Covid-19. Estará no apito o árbitro Rafael Traci, que será auxiliado por Thiaggo Americano Labes e por Gizeli Casaril. O quatro árbitro será Paulo Roberto Nandi. O delegado será Paulo César Gonçalves Gonçalves e o delegado especial Marco Antônio Martins