Na história – De acordo com o pesquisador e presidente do Conselho Deliberativo do Clube, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e Criciúma se enfrentaram 194 vezes na história. O retrospecto aponta 61 vitórias do Leão da Ilha, 49 empates e 84 vitórias da equipe do Sul Catarinense. O Avaí fez 220 gols e o Tigre 265 gols.
Primeiro jogo – A primeira partida entre Avaí e Criciúma aconteceu no dia 22 de agosto de 1959, em jogo amistoso realizado no saudoso Estádio Adolfo Konder, em Florianópolis. Empate em 0 a 0. O árbitro foi Gilberto Nahas.
Último confronto – Foi em 09 de fevereiro de 2020, às 16h, no estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva (Ressacada). Vitória do Criciúma-SC, por 1 a 0, em disputa válida pela 5ª rodada do turno do Campeonato Catarinense Série A 2020. O gol do Criciúma foi anotado por Carlos César, aos 11`2T. Esteve no apito o árbitro Diego da Costa Cidral, auxiliado por Diogo Berndt e por Antônio Lourival da Luz. Quarto árbitro Adriano Roberto de Souza e o delegado Manoel de Paula Machado.
Artilheiro – Dão é o maior artilheiro do Avaí no confronto com oito gols, seguido por Adílson Heleno, com sete. Pelo Criciúma, o maior artilheiro é Jorge Veras que tem nove gols.
Próximo jogo – Será no dia 21 de abril de 2021, pela 11ª rodada (última) do Campeonato Catarinense Série A 2021. A bola vai rolar às 21h30, no estádio Heriberto Hulse, em Criciúma, sul do estado de Santa Catarina. Estará no apito o árbitro Rafael Traci, auxiliado por Helton Nunes e por Thiago Americano Labes. Quarto Árbitro Luiz Augusto Silveira Tisne, delegado Weliton Brasil Ribeiro e o delegado especial Eberval Lodetti.
Importante – O Criciúma utiliza como data de fundação o dia 13 de maio de 1947, quando o Comerciário foi fundado. Em 2 de abril de 1978, o Comerciário passou a se chamar Criciúma. Assim, as estatísticas utilizadas estão agrupadas.