Na história – De acordo com o pesquisador e historiador oficial do Avaí Futebol Clube, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e Brusque se enfrentaram 92 vezes na história. O retrospecto aponta 42 vitórias do Leão da Ilha, 28 empates e 22 vitórias da equipe de Brusque. O Avaí fez 130 gols e sofreu 98.
Primeiro jogo – A primeira partida entre Avaí e Brusque ocorreu no dia 13 de abril de 1988, em jogo pelo Campeonato Catarinense, em Florianópolis, na Ressacada, com vitória do Leão, 2 a 1, gols de Marcos Severo e Adilson Gomes, com Tiziu descontando para o Brusque.
Último jogo – Foi em 11 de fevereiro de 2023, em disputa válida pela 7ª rodada do Campeonato Catarinense Fort Atacadista 2023. Empate em 1 a 1, com gols de Felipinho, aos 8`1T, para o Avaí, e de Cléo Silva, aos 10`2T, para o Brusque. A bola rolou às 20 horas, no estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva (Ressacada), em Florianópolis. Esteve no apito o árbitro Gustavo Ervino Bauermann-CBF, auxiliado por Diogo Berndt-CBF e por Hector Andrew Lisboa Jocques-CBF. Quarto árbitro Sandro Alberto Gos do Nascimento. Analista de desempenho Marco Antônio Martins. Delegado Sr. Manoel de Paula Machado.
Próximo jogo – Será em 24 de fevereiro de 2024, em disputa válida pela 10ª rodada do Campeonato Catarinense Fort Atacadista 2024. A bola vai rolar às 16h30, no estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, sul do estado de Santa Catarina. Estará no apito o árbitro Rodrigo D`Alonso Ferreira-FIFA, auxiliado por assistente 1 Diogo Berndt-CBF e por assistente 2 Alexandre de Medeiros Lodetti-CBF. Quarto árbitro William Martins Custódio. Delegado especial Cantucho João Setubal.