Os atletas das categorias de base do Avaí participaram na tarde desta quarta-feira (31) da palestra motivacional de Luiz Carlos Prates. O evento contou com a presença do presidente do Clube, Francisco José Battistotti, funcionários, membros das comissões técnicas e jovens atletas.
Com o auditório do estádio da Ressacada lotado, Coronel Neto, coordenador administrativo da base avaiana, apresentou o palestrante e passou a palavra ao presidente do clube. Battistotti fez uma breve abertura, lembrando de sua história no futebol e dos desafios que o clube tem pela frente.
“É um prazer ter o Prates aqui na Ressacada. Suas palestras são sempre muito produtivas e vocês (atletas da base), irão aprender muito com ele. Estive no Rio de Janeiro participando do curso de Gestão do Futebol da CBF. Lá falei sobre a importância dos investimentos dos clubes na base. É na base que são revelados os atletas. E é da base que vem os recursos para mantermos as finanças em dia”, comentou Battistotti, que lembrou também que os salários de atletas e funcionários estão rigorosamente em dia.
Com o tema focado na disciplina e na força do querer, Prates lembrou durante a sua palestra casos de grandes desportistas de sucesso, tais como Ayrton Senna, Diego Hypolito, Usain Bolt, entre outros.
Citou também casos de pessoas carentes e anônimas, mas que tiveram sucesso em suas atividades, superando todas as dificuldades pelo simples fato de ter dedicação, foco e força de vontade de querer alcançar os seus objetivos.
“Tudo é possível àquele que crê. Mas tem que ter vontade e vergonha na cara. Tem que estudar. Ter dedicação e querer muito”, disse Prates que é formado em Psicologia.
No encerramento da palestra, Prates disse acreditar no potencial de cada atleta. “Basta vocês acreditarem que os sonhos são possíveis. Basta treinar, estudar, treinar, jogar e estudar e jogar…. Deem o melhor de vocês sempre!”, disse Prates, que recebeu das mãos do Presidente Battistotti uma camisa oficial do Avaí e um Certificado por ter ministrado a palestra.
SOBRE O PALESTRANTE
Psicólogo, formado pela Pontifícia Universidade Católica-RS, Jornalista Profissional, comentarista do SBT/SC e comentarista de diversas rádios do interior do Estado. Também é colunista em muitos dos jornais de Santa Catarina.
Ex-repórter da Voz da América, emissora oficial dos Estados Unidos, e por 25 anos narrador de futebol nas rádios Gaúcha e Guaíba de Porto Alegre. Como narrador de futebol esteves nas Copas da Alemanha (1974), Argentina (1978), México (1986) e Itália (1990).