De vento em popa, o Centro de Formação de Atletas do Avaí Futebol Clube de Rondônia está prestes a completar um ano. Fundada em março de 2013, a instituição já conta com a presença de cerca de 450 atletas, distribuídos nas quatro filiais, sendo Porto Velho, Ariquemes, Cacoal e Vilhena.
– Estamos treinando com os garotos desde o ano passado, quando a escola foi fundada. Em oito meses de trabalho, as nossas equipes sub-11, sub-13 e sub-15 conseguiram conquistar oito troféus, três de campeão em cada categoria e mais cinco de vice-campeão – disse Roberto Luiz das Dores, cônsul do Avaí FC em Rondônia e coordenador geral da Escolinha.
Roberto fez questão de reforçar os bons resultados que a Escolinha está obtendo. Segundo o coordenador, em março, dois jogadores irão se unir à categoria de base do Avaí, em Santa Catarina.
– A cada dia a nossa modalidade de ensino tem crescido, haja vista que em março dois atletas serão apresentados ao Avaí, um de Porto Velho e um de Ariquemes. Esse é o retorno que nós temos com esse trabalho que estamos realizando, de alta qualidade.
Os atletas citados por Roberto são o volante Wendell Sebastian, de Porto Velho, e o lateral esquerdo Vitor Santos, de Ariquemes, ambos com 13 anos. Os dois ganharam a oportunidade após participar das aulas com treinamento tático e técnico oferecidas pela escola.
– A metodologia que utilizamos por aqui são as mesmas do Avaí. Uma vez por ano, os nossos professores se deslocam até a Ressacada para trocar experiências com os outros técnicos das bases do clube.
Projetos da Escolinha do Avaí de Porto Velho para 2014
Conforme o coordenador explicou, a Escolinha de Porto Velho pretende realizar a 1ª Copa Avaí Rondônia. A competição contará com a participação de todas as escolinhas do clube, espalhadas por todo o Brasil.
– Nós também queremos colocar a equipe sub-16 para disputar o Campeonato Rondoniense da categoria, visando uma possível a classificação para a Taça Rio Sub-17 – projetou Roberto.
O Centro de Formação de Atletas do Avaí Futebol Clube fornece aulas para jovens de seis a 18 anos, durante três vezes por semana, para meninos e meninas.
Fonte: Globo Esporte