Chuteiras do ídolo Nizeta são doadas ao Memorial do Avaí: “Estão voltando pra casa”

Postado por: avai.abstrato.ventures

Presidente Júlio Heerdt, Cláudio Giovanni da Silva e Spyros Diamantaras, coordenador do Memorial. Foto: Rafael Xavier/AVAÍ F.C.


Um par de chuteiras, um de tornozeleiras, um de joelheiras, um meião e um calção. Assim soltas essas peças parecem ser triviais, ainda mais em um clube de futebol. Porém, especificamente essas que foram recebidas para o Memorial do Avaí Futebol Clube contêm muitas histórias e uma importância especial para o clube.

Nesta quinta-feira (3), Claudio Giovanni da Silva esteve na Ressacada doando essas peças que pertenceram a Osni Gonçalves, o Nizeta, ídolo do Avaí como jogador e treinador. “Representando a minha família e os filhos do Nizeta, Maria José, Tereza Bittencourt, Catarina, Maria da Graça e Vilmar Gonçalves*, trouxe os pertences da despedida do Estádio Adolfo Konder, da festa comemorativa lá em 1983. Eles estavam comigo desde então e o meu avô deve estar muito feliz por estarem retornando à casa dele”, relata Cláudio.

 

Foto: Rafael Xavier/AVAÍ F.C.

Como atleta, Nizeta atuou em 258 partidas, o que o coloca entre os 10 jogadores que mais atuaram pelo Leão. Foram 171 gols, sendo com isso o segundo maior artilheiro da história do clube, atrás de Saul Oliveira, que tem 203. Atuou entre 1938 a 1952. Depois de pendurar as chuteiras, foi técnico do Leão por diversas oportunidades entre os anos de 1952 a 1961 tendo comandado o Avaí em 149 partidas, sendo o 5º técnico que mais dirigiu o clube e o aquele com o melhor aproveitamento de pontos entre os 10 primeiros, com 58,51%.

“Essa doação é muito importante e significativa para o Memorial. Recebemos fotos e documentos, mas sempre que são doados objetos nós ficamos duplamente contentes pois é um material que pode ficar em exposição. Ainda mais vindo de alguém tão importante para a história do clube e que fez praticamente de tudo aqui no Avaí”, comenta Spyros Apóstolo Diamantaras, coordenador do projeto Memorial do Avaí.

 

Foto: Rafael Xavier/AVAÍ F.C.

 

* O nome do quinto filho foi incluído a pedido do entrevistado após a publicação do texto.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí e Play For a Cause entregam doação à AMA e reforçam apoio à causa autista

O Avaí tem um compromisso que vai além das quatro linhas. E na última quinta-feira (15), foi dia de estender

19/05/2025

Sócios adimplentes ganhadores das camisas exclusivas do mês de maio

Foram sorteados os sócios ganhadores das camisas exclusivas para sócios adimplentes do Avaí Futebol Clube, referente ao mês de maio.

19/05/2025